15 ago
2011

Cairbar Schutel – sua vida e sua obra

Cairbar Schutel - arquivo VE

Acaba de partir para as Regiões Superiores aquele que no mundo se chamou Cairbar Schutel. Há bem tempo seus íntimos vinham notando o declínio de seu organismo. O seu desencarne se verificou às dezesseis horas e quinze minutos do dia 30 de janeiro.

 

 

Nos últimos trinta e três anos, Cairbar só afagava um objetivo, um ideal: a propagação da sublime verdade da sobrevivência humana após a morte, a continuação da individualidade integral do ser humano, após a derrocada de seu corpo físico, e, nesse trabalho árduo, ele não poupava esforços, roubando horas ao seu repouso, empreendendo viagens fatigantes para levar a palavra da paz do Meigo Nazareno às cidades vizinhas. Sua vida e alma ele as dedicou a esse trabalho nobre e altruísta, olvidando mesmo seus interesses materiais, seus haveres pessoais que ele pôs à disposição a bem da doutrina. Mas quando era necessário um esforço maior, a aquisição de meios especiais à ampliação da propaganda doutrinária, apareciam amigos, espíritas também devotados, que lhe estendiam a mão auxiliadora. Assim foi que certa vez, achando-se Cairbar Schutel baldo de recursos, seu Mestre Jesus lhe enviou um grande abnegado, Luiz Carlos de Oliveira Borges (hoje falecido) que lhe franqueou sua bolsa, suprindo os meios exigidos à disseminação de tão augusta doutrina. Com a transferência de Luiz Borges ao mundo espiritual, foi ele substituído pela esposa, D. Maria Elisa de Oliveira Borges (falecida há menos de um ano), que o auxiliava espontânea e liberalmente.

Cairbar Schutel nasceu no Rio de Janeiro a vinte e dois de setembro de 1868. Filho de Anthero de Souza Schutel e de D. Rita Tavares Schutel (falecidos).

No Rio ele freqüentou o Colégio D. Pedro II. Praticou em diversas farmácias e aos dezessete anos veio ele para o Estado de São Paulo. Exerceu sua profissão em Piracicaba e, depois de certo tempo, em Araraquara, vindo se fixar definitivamente na então nascente localidade de Matão, isto há 42 anos. Cairbar se dedicou ao progresso do distrito e conseguiu levá-lo a município, regendo seus destinos como seu primeiro prefeito. Militou na política por alguns anos.

arquivo VE

Católico Romano por tradição, Cairbar expendeu esforços no sentido de dar brilho à sua religião, com a sinceridade que caracterizava Saulo de Tarso. Mas a sua religião não respondia aos seus anseios ardentes; dotado de profundo amor filial, ele queria saber algo do estado espiritual de seu pai, mas sua Igreja não respondia à sua pergunta íntima. Foi então à procura de outras fontes de informações, fora da Igreja. Naquele tempo residiam aqui seus amigos Calixto N. Oliveira e Quintiliano José Alves, que, convidados por Cairbar, fizeram com ele sessões com o trípode (tiptologia). Dotado de aguda perspicácia e profundo desejo de conhecer, convenceu-se da ação de seres extraterrestres, responsáveis pelos movimentos da mesa, que respondia inteligentemente às perguntas que lhe eram formuladas. Tempos depois, ele descobriu em si diversas mediunidades, sobressaindo a da psicografia, por meio da qual o pai se manifestou, provando sua sobrevivência. Foi quando Cairbar se aprofundou no assunto psíquico, estudando as obras básicas do Espiritismo, codificadas pelo eminente Allan Kardec e outros luminares que iam surgindo no cenário da Nova Revelação. Schutel não se limitou ao papel de simples expectador passivo, mas começou a agir; ele que saciara sua sede com a Água da Vida, queria também mitigar a de seus contemporâneos. Foi assim que, a 15 de agosto de 1905, lançava ele à luz da publicidade, o primeiro número de um semanário de pequeno formato, denominado “O Clarim”, que surgiu como uma centelha de luz que deveria, em 33 anos, revolucionar e esclarecer o pensamento de centenas de milhares de homens. Seu formato se ampliou e sua tiragem se elevou a 10.000 exemplares nos últimos anos, atingindo a 15.000 exemplares em dias de finados, profusamente distribuídos por todo o Brasil.

 

 

Arquivo VE

A propaganda ainda se intensificou por meio de boletins, panfletos em que mostrava a racionalidade da doutrina que abraçara, vastamente disseminados.

 

 

Mas era preciso suprir aos homens pensantes de outros elementos de fundo filosófico e científico. Foi então que, de colaboração com o grande idealista, Luiz C. de O. Borges, fundou, a 15 de fevereiro de 1925, a “Revista Internacional de Espiritismo”, dedicada aos estudos anímicos e espíritas. Esta publicação teve suas páginas ilustradas pela colaboração de eminentes mentalidades mundiais, como sejam: Sir Oliver Lodge, Conan Doyle, Charles Richet, Ernesto Bozzano, Gabriel Gobron e muitos outros. Os escritos de Delanne apareciam freqüentemente neste mensário e Cairbar a ele dedicava um afeto especial. A Revista mereceu de seu fundador um carinho particular. Impressa em papel glacê, capa colorida e de feição artística, se destacou dentre suas congêneres, alcançando grande circulação, não só no Brasil, como no estrangeiro.

Cairbar era infatigável, não se contentou com as duas publicações que, só por si, absorviam todas suas energias. Limitou mais ainda seus momentos de repouso e lançou em circulação muitos livros, cujas edições se esgotavam rapidamente, exigindo novas tiragens. Assim é que, em sucessão contínua, apareceram as seguintes obras: Espiritismo e Protestantismo, setembro de 1911; Histeria e Fenômenos Psíquicos, dezembro de 1911; O Diabo e a Igreja, dezembro de 1914; Interpretação Sintética do Apocalipse, em setembro de 1918; Médiuns e Mediunidades, agosto de 1923; Gênese da Alma, setembro de 1924; Materialismo e Espiritismo, dezembro de 1925; Fatos Espíritas e as Forças X… maio de 1926; Parábolas e Ensinos de Jesus, janeiro de 1928; O Espírito do Cristianismo, fevereiro de 1930; A Vida no outro mundo, outubro de 1932; Vida e Atos dos Apóstolos, fevereiro de 1933; Conferências Radiofônicas, setembro de 1937, seu último trabalho, contendo 15 conferências por ele pronunciadas ao microfone da Rádio Cultura de Araraquara (PRD-4). Ele ainda propagava as sublimes verdades pela palavra, em diversas cidades circunvizinhas.

Arquivo VE

Para a confecção de todas essas obras, ele construiu um prédio, e nele instalou o necessário maquinário e mais pertences indispensáveis à consecução de tão vultoso empreendimento.

 

 

As sessões públicas requeriam um prédio apropriado à expansão da palavra e, assim, Cairbar, às suas expensas, construiu o Centro Amantes da Pobreza.

Em seu peito pulsava um coração generoso. Se sua inteligência era grande, maior era seu coração. A pobreza afluía à sua casa e ninguém saía com as mãos vazias. Sua farmácia estava sempre à disposição dos pobres desprotegidos. Ele visitava os casebres de desvalidos e enfermos, levando não só o remédio material, como o espiritual, e todos sentiam o bálsamo consolador a emanar de seu nobre coração. Duas épocas do ano mereciam sua solicitude – Dia de Natal e o da Paixão de Jesus. A distribuição de oferendas sempre era precedida de uma preleção doutrinária. A voz do povo o denominava – O Pai da Pobreza.

Toda a caridade de Cairbar obedecia ao preceito de Jesus – “Não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita”.

Ó grande e nobre mestre! Também nós, teus companheiros de lutas, sentimos nossa alma invadida pelo suave influxo de tua nobre personalidade; também nós recebemos as dádivas emanadas de teu grande espírito. Continua, grande amigo, a intuir-nos elevados pensamentos e que Deus, sobre tua fronte, derrame suas bênçãos paternais e sobre nós o seu amor. Recebe, pois, nosso culto de veneração e gratidão, pelo muito que nos deste e pelo que nos dará doravante com mais abundância.

Publicado na RIE de fevereiro de 1938 

Não Percam o Primeiro Encontro Anual Cairbar Schutel

http://www.youtube.com/watch?v=oal7FdUVkhE&feature=uploademail 

Palestrantes: 

17 e 18 de setembro de 2011 – sábado e domingo

Local:

Na EE Prof. Henrique Morato – Rua Cesário Motta, 468,  em Matão-SP.

 

Sábado = início às 14 horas

Domingo = encerramento às 13 horas

 VAGAS LIMITADAS

E INSCRIÇÕES EXCLUSIVAMENTE POR INTERNET

a R$ 20,00 (boleto será gerado pelo sistema)

 

Acesse  www.usematao.com.br  e INSCREVA-SE!!

 

Participantes:

 

Participação de Sérgio Sanches (Araraquara-SP), Reginaldo Córdoa e Orson Peter Carrara (Matão-SP),  e Alan Vilches (São Paulo-SP), Denise Lino (Campina Grande-PB), Carlos Augusto Abranches (São José dos Campos-SP) e Ditinha Calixto (José Bonifácio-SP). 

 

Na noite de sábado, peça teatral com o GRUPO TEATRAL ARTE E LUZ, de Catanduva-SP, com a peça “Joana e os Pássaros” – uma visão poética sobre Joana D’Arc, que tem patrocínio da Boa Nova Editora e traz na trilha sonora, canções interpretadas por Amanda Neves.  A peça fala sobre Joana D’Arc e seu sonho de Liberdade. Os pássaros representam o povo francês. É uma visão poétia e sensível sobre o poder confrontado pelo desejo de ser livre.

Programa: Sábado

14,00 – Recepção

14,30 horas – Abertura e Saudação

14,40 – Sérgio Sanches (Araraquara) = 3 Músicas 

15,00 – Ditinha Calixto – palestra ILUMINA-TE AGORA E VENCERÁS A GRANDE NOITE

16,00 horas – Breve Intervalo

16,30 horas – Carlos Abranches (S.J. dos Campos) – seminário

IMORTALIDADE E DESAPEGO

18,00 horas – Lanche reforçado

19,30 horas – Homenagem a Cairbar Schutel – Orson Peter Carrara

20,00 horas – Peça teatral – Joanna e os Pássaros – Grupo Arte e Luz (Catanduva)

 

 

Domingo 

08,30 – Abertura com Sérgio Sanches – 3 músicas

08,45 – Reginaldo Córdoa

09,00 horas – Seminário com Denise Lino (Campina Grande-PB) – IMORTALIDADE NAS ARTES

– com intervalo – 

12,00 horas – Allan Vilches

12,30 horas – encerramento

 

Participem conosco.

 

Obs:

a) A taxa de inscrição inclui lanche reforçado na tarde/noite de sábado

b) almoços de sábado e domingo não estão incluídos. Escolha dos restaurantes serão de livre iniciativa dos inscritos

c) Hospedagens em Matão ficarão por iniciativa dos participantes. 

sugestões de hospedagem:

a) LEIRIA PALACE = 16 3383 4603

b) HOTEL AVENIDA = 16 3382-1186

c) HOTEL POUSO NOVO = 16 3382-4496

d) HOTEL POUSADA FLORENÇA = 16 3384-5922 e 3384-2458

Preços dos hotéis variam de R$ 50,00 a 60,00 para ocupação individual; de R$ 75,00 a 160,00 para casais e de R$ 75,00 a 130,00 para os casos duplos ou triplos, conforme o hotel.

PROMOÇÃO:

 

Então, O que achou?