7 set
2012

Reforma íntima

Buscai primeiro o reino de Deus. (Mateus, 6:33)

            A reforma íntima consiste em eliminar as imperfeições e conquistar novas virtudes. Precisamos nos educar, pois somos Espíritos imperfeitos. Quando reencarnamos trazemos as tendências positivas e negativas que construímos no passado. Devemos trocar orgulho por humildade, egoísmo por amor, agressividade por mansidão, indiferença por misericórdia, malícia por pureza de coração, descrença por fé, materialismo por espiritualidade.

            A humildade e a caridade são as principais virtudes que devemos desenvolver. A humildade abre caminho para a conquista de todas as outras virtudes. O amor é o mais sublime dos sentimentos. Jesus resumiu seus ensinos em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

            Devemos assumir o controle de nossa evolução. Enquanto não nos dispomos a crescer voluntariamente a dor nos educa. Se vamos pelo caminho errado ela nos segura. Quando paramos, ela nos empurra. Nossas imperfeições, como o ciúme, a inveja, a mágoa, o melindre, o nervosismo, são as causas de nossos sofrimentos. Aumentamos nossa felicidade à medida que evoluímos.

            O autoconhecimento é o principal recurso para realizar a reforma íntima. Precisamos identificar nossas imperfeições para superá-las. É preciso analisar todos os dias nossas ações e o que falamos, pensamos e sentimos. Observar como nos relacionamos com Deus, com o próximo e conosco mesmo. Devemos comparar o que fazemos com os ensinos de Jesus e com o que nos diz a consciência.

            Precisamos desenvolver a inteligência e adquirir conhecimento. O progresso intelectual abre caminho para o progresso moral. O conhecimento possibilita distinguir o certo do errado. Quanto mais sabemos maior é nossa chance de acertar. Jesus disse: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João, 8:32). Devemos estudar principalmente o Evangelho.

            Devemos rever nossos interesses. Nosso futuro depende de nossos desejos, valores, gostos, sonhos, aspirações. Nossa prioridade deve ser a busca do crescimento moral. Nossa meta deve ser  a perfeição. Jesus disse: “sede perfeitos, como é perfeito vosso Pai que está nos céus” (Mateus, 5:48).

            A fé é o combustível de nosso crescimento espiritual. Fé em Deus e em nós mesmos. A confiança nos permite buscar nossos objetivos e nos permite colocar nossos recursos em ação. Quando Jesus disse que a fé transporta montanhas estava referindo-se às nossas imperfeições e às dificuldades que temos que superar.

            Sem esforço não há conquista. A falta de esforço é que nos faz progredir lentamente. Temos a tendência de acomodar, mantendo os maus hábitos, os vícios, o apego à matéria, a valorização da personalidade. A força de vontade é fundamental. Jesus disse: “tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João, 16:33). Quando nos propomos a mudar o esforço inicial é grande. Depois que aprendemos fica fácil praticar.

            Na prece encontramos consolação, estímulo, proteção, ajuda e inspiração. A prece desperta o que há de melhor em nós. Liga-nos a Deus, que é o poder supremo do Universo. Os espíritos nos amparam quando buscamos ajuda através da oração. Jesus disse: “seja o que for que peçais na prece, crede que o obtereis” (Marcos, 11:24).

Relação – O Evangelho segundo o Espiritismo – Capítulo XVII

Recebemos de nosso amigo e leitor Nilton W. Barbosa

5 Comentários

  • A Reforma Moral

    1)O Espirito humano se reencarna no plano terreno é para crescer moralmente e espiritualmente, pela pratica sincera do Bem e das Virtudes, estamos no plano da Matéria é para VENCER as influencias negativas da matéria e edificar valores morais superiores, como, a Caridade, a Honestidade, a Fraternidade, o Respeito, a Educação, o Amor, a Elevação dos pensamentos e a purificação dos sentimentos, o nosso Dever é buscar a Luz e repudiar a escuridão.
    Nenhum Espirito se reencarna no mundo terra, para praticar o mal, não existe predestinação para o crime, para o fracasso, para a derrota, para os vícios, para a imoralidade, para a hipocrisia, o mal não é obra do Destino e nem obra de Deus, o mal é obra das nossas imperfeições morais é por isso que devemos combater gradativamente as nossas imperfeições morais, para podermos Evoluir e crescer espiritualmente, ninguém conseguira evoluir enquanto não travar uma LUTA seria contra as suas impurezas morais, cada sujeira moral é uma trava para nossa Evolução.
    As impurezas morais ou imperfeições morais não estão na matéria corporal e sim em nosso Espírito que é o ser pensante, portanto, a nossa Luta é espiritual, cada vitoria sobre os maus pensamentos, sobre os maus sentimentos, sobre os vícios, sobre os maus hábitos, é uma LIBERTAÇÃO espiritual e um impulso para nossa Evolução.
    Estamos no plano terreno é para VENCER e não ser vencidos pelas nossas imperfeições morais e pelas influencias negativas e degradantes da matéria, nó somos filhos de Deus o Grande Foco de Luz, e o Criador não cria nenhum Espírito para ser fraco, derrotado, mimado, malandro, picareta, viciado, fracassado, não existe fatalidades morais na vida do Espírito, somos nós mesmos que criamos nosso Céu ou inferno, pelo uso do livre arbítrio.
    Se nós somos filhos da Grande Luz, nós temos a luz dentro de nós, nós somos Luz, estamos na Luz e vivemos na Luz e buscamos a Luz, portanto, ninguém se reencarna no plano material para viver na escuridão ou para praticar a escuridão.
    Cada imperfeição moral que eu procuro Vencer é um impulso para nosso crescimento espiritual, estamos em processo evolutivo e nós somos filhos de Deus, portanto, nós podemos e devemos lutar contra essas imperfeições morais e espirituais.

    Nenhum espírito é levado fatalmente para o bem ou para o mal, somos LIVRES moralmente para praticar o Bem ou o mal, nós temos o Livre arbítrio que é a liberdade que eu tenho para pensar, sentir e agir, eu posso pelo uso do Livre arbítrio escolher os caminhos da minha Evolução, ser fraco, derrotado, mimado, maldoso, desonesto, fracassado, picareta, viciado quem escolhe sou eu, isso não é obra do Destino e nem vontade de Deus, isso é obra das minhas imperfeições morais e das minhas fraquezas espirituais. Se eu procuro ser bom, correto, honesto, cordial, educado, trabalhador, digno, sem vícios e sem maus desejos é por que eu ESCOLHI esse caminho, eu edifiquei essa Luz em minha vida.
    Portanto, somos nós que criamos nosso Céu ou inferno, conforme, o uso do Livre arbítrio.
    A Reforma intima ou Reforma Moral é um processo de LUTA espiritual que devemos desenvolver gradativamente, não podemos criar desculpas ou criar justificativas para nossas imperfeições morais, por que, elas não foram criadas por Deus e sim por nós mesmos, se nós criamos esse LIXO quem deve LIMPAR esse lixo é nós e não Deus.
    Deus nos deu o Livre arbítrio para nós mesmos edificar nossa Evolução, nós somos filhos das nossas Obras, cada pensamento no Bem, cada sentimento nobre, cada atitude de amor e caridade é um avanço espiritual para o Cristo ( as Virtudes Superiores)

    2) Deus não criou as nossas imperfeições morais e os nossos vícios
    Deus não criou o sofrimento, nem o crime e nem as guerras
    Deus não criou a miséria, as favelas e a má distribuição de renda
    Deus não criou a imoralidade, a corrupção, o egoísmo
    Deus não criou o racismo, a maldade contra os animais e as injustiças
    Deus não criou o ódio, nem a raiva, nem a ira, nem a cólera
    Deus não criou a escuridão moral
    Essa sujeira não é de Deus essa sujeira é minha, somente minha, toda minha.
    Deus criou a VIRTUDE e o homem criou o vicio
    Pense nisso, mais cuidado não fique só pensando, devemos antes de tudo PRATICAR as Virtudes de Deus.
    Se eu sou filho de Deus, Deus me criou para que?
    Para ser fraco, derrotado, fracassado, viciado, imoral, delinqüente, bandido, claro que NÃO.
    Deus te criou para ser VITORIOSO pleno de Luz e Virtudes
    E o nosso Dever é glorificar as Virtudes de Deus dentro de nós, praticando, praticando, praticando e praticando.
    A Reforma Intima ou a Reforma moral se processa de forma gradativa, no qual vamos lentamente combatendo as nossas imperfeições morais, exemplos, vencer o vicio do cigarro é uma libertação espiritual, vencer o vicio da bebida, vencer o vicio da gula, vencer o vicio do jogo, são conquistas morais para nosso crescimento espiritual, outro exemplo, vencer os sentimentos negativos de ódio, raiva, inveja, egoísmo, falsidade, desonestidade, racismo, ciúmes, são conquistas muito importantes para nossa Evolução.
    O Espirito se reencarna no plano terreno é para VENCER as suas imperfeições morais e evoluir, ninguém esta predestinado a ser fraco, derrotado, leviano, fracassado, viciado, malandro, picareta, nada disso existe como fatalidade cega do Destino, temos o Livre arbítrio para escolher o Bem ou o mal, a Virtude ou o vicio, a Luz ou a escuridão.
    Nós construímos o nosso Destino.

    3) Deus não criou as minhas imperfeições morais e são elas que estão travando a minha Evolução espiritual, portanto, cabe a mim somente a mim combater essas imperfeições morais.
    Deus não criou nenhum espírito para o fracasso moral, nós temos o Livre arbítrio que é a LIBERDADE de pensar, sentir e agir, para eu mesmo construir a minha derrota ou a minha Vitoria.
    O céu ou o inferno é uma questão de escolha ou direção.
    Isso tudo se resume em nossa reforma intima ou reforma moral.
    Perguntamos, a minha Reforma Moral é obra do Destino é obra de Deus ou é obra do meu LIVRE ARBÍTRIO.

    4) Na Obsessão se aplica o mesmo raciocínio.
    Perguntamos, a Obsessão é obra do Destino é uma fatalidade, ou é obra das minhas imperfeições morais? Se são as minhas imperfeições morais que atraem pela sintonia vibratória os maus espíritos, a cura esta na minha Reforma Moral.
    Reformando moralmente meus pensamentos, sentimentos e atitudes eu vou elevar o meu Padrão Vibratorio e atrair a assistência dos Espiritos Elevados e Superiores.
    Quem cria a Obsessão não são os espíritos obsessores é a nossa imprudência moral e mental que vai criar um campo de abertura para os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do plano astral se aproximarem.
    Eles se aproveitam das nossas imperfeições morais
    Repetimos, a Obsessão não é obra dos maus espíritos, ela é obra dos nossos pensamentos negativos, sentimentos impuros, vícios, imprudências, maldades, por que, cada um vai receber o Bem ou o mal, conforme as suas OBRAS.

    5)O Verdadeiro Sacrifício.
    Meus amigos o Espírito se reencarna no plano terreno é para VENCER as suas imperfeições morais e evoluir, estamos na matéria é para dominar a matéria e não sermos dominados por ela, a nossa Evolução espiritual é fruto do nosso trabalho e do nosso esforço pessoal na conquista dos Conhecimentos e das Virtudes, temos que brilhar a nossa Luz através das nossas Obras, cada pensamento, cada sentimento, cada palavra e cada atitude devem ser disciplinadas e educadas para iluminação do Espírito.
    Repetimos, os Espíritos se reencarnam no cenário terrestre é para VENCER e não para serem vencidos, cada vitoria representa mais Luz para nosso Espírito, e o espírito precisa sempre de luz para poder evoluir.
    Vencer o vicio do cigarro, vencer o vicio da Bebida, vencer o vicio da gula, vencer o vicio do jogo, vencer o vicio das drogas é se Libertar e evoluir.
    Da mesma forma vencer os sentimentos negativos da desonestidade, do ódio, da revolta, da vingança, da falsidade, do racismo, da mentira, da preguiça, da raiva, do ciúme, é vencer a si mesmo.
    Precisamos Vencer a matéria, precisamos vencer as nossas imperfeições morais, para podermos evoluir para planos superiores.
    O sofrimento, a dor, a provação, são provas para exercitar a nossa inteligência, o nosso raciocínio e a nossa força de vontade, resignação não pode ser confundida com CONFORMAÇÃO ou conformismo, isso é fracassar diante das provas, estamos no plano material é para ser espiritualizar e não se materializar, se espiritualizar vencendo as provações, exemplo, quem nasce na pobreza é para vencer a pobreza, quem nasce num ambiente vicioso é para vencer os vícios, quem nasce num ambiente imoral é para vencer a imoralidade, quem nasce na escuridão é para vencer a escuridão, as provas reencarnatorias existem para favorecerem o desenvolvimento das virtudes, portanto, o nosso Dever é vencer as provações.
    Ficar de braços cruzados na conformação do sofrimento e das dificuldades é perder o jogo sem ter jogado, meus amigos a vida reclama a cada momento, ação, trabalho, luta, esforço pessoal e raciocínio, não existe milagres no processo evolutivo, cada Espírito terá que conquistar a sua própria evolução, mediante o seu esforço pessoal e sua luta edificante na iluminação da própria consciência, reclamar, se lamentar, chorar, gritar e xingar é se enfraquecer , busquemos a força dentro de nós mesmos, por que, Deus não criou nenhum Espírito para ser fraco, derrotado, fracassado, temos todas as possibilidades mentais e morais para vencer nossas provações.

    O Mestre Jesus disse, tudo é possível para aquele que crer.
    Se eu creio que posso vencer o vicio do cigarro eu vou vencer.
    Se eu creio que posso vencer o vicio da bebida eu vou vencer
    Se eu creio que posso vencer os vícios da gula, do jogo e das drogas eu vou vencer.
    Se eu creio que posso vencer os maus pensamentos e os maus desejos eu vou vencer.
    Se eu creio que posso vencer os maus hábitos eu vou vencer.
    Se eu creio que posso vencer o egoísmo, a desonestidade, a mentira, o ódio, a preguiça, a raiva, a falsidade eu vou vencer.
    Perguntamos, Deus te colocou no mundo terra ou plano material é para Vencer ou para perder???
    Procure meditar muito nisso.
    Cada pessoa através dos seus pensamentos, sentimentos e atitudes vai construir vitorias ou derrotas em sua evolução, se eu tenho o livre arbítrio para agir, sou eu mesmo que vou edificar o meu Destino.
    Nos casos de perturbações espirituais e obsessões, temos que entender que a causa ou a raiz das obsessões espirituais não esta nos espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do plano astral.
    A Causa ou a Raiz esta nas nossas imperfeições morais
    Os maus espíritos vão somente aproveitar essas fraquezas morais, os pensamentos negativos, os sentimentos impuros, os vícios, os maus desejos, os maus hábitos são portas abertas para os espíritos obsessores e perturbadores entrarem em nossa mente.
    Nós temos o Livre arbítrio para resistir ou ceder as influencias espirituais, ninguém é vitima de obsessores, nós somos vitimas das nossas imperfeições morais, por que, são elas que vão atrair pela sintonia vibratória os espíritos desencarnados maldosos, vingativos e obsessores, tudo é uma questão de Sintonia.
    O Bem tem sintonia com o Bem
    O mal tem sintonia com o mal

    • esclarecedora essa explicação, a mudança não é só abrir a porta e seguir avida, é preciso se reconstruir

    • Sabias palavras, Salve Deus!!!,

      Imprimi o texto pro meu filho. Fácil compreensão, uma vez que adolescente não gosta muito de ler sobre o assunto. Uma síntese perfeita. Agradecida.

      Poste sempre, ajuda muito nossas famílias

  • Muito boa e didática a exposição do Nilton W Barbosa.

  • Sensacional! Infelizmente o que prega sabiamente o sr. Nilton Barbosa é tudo o que a gente não faz. Infelizmente.É para meditar; o Bem tem sintonia com o Bem, o Mal tem sintonia com o Mal. Simples, assim

Então, O que achou?