10 nov
2013

Enviado por nossa amiga, leitora e colaboradora,

Magali Bischoff

 

Meus amigos,

Neste momento em que todas as nossas orações estão voltadas ao incansável trabalhador Espírita e companheiro de Divaldo Franco à frente da Mansão do Caminho, o nosso querido Nilson de Souza Pereira, compartilho com vocês, o Prefácio da recente publicação desse grande trabalhador do Cristo, relatando sua experiência no campo da Doutrinação de Espíritos e no atendimento aos irmãos necessitados. Vibramos Paz e Serenidade.

Durante o Congresso Mundial de Espiritismo, em Lisboa, Portugal, no ano de 1998, organizado pelo Conselho Espírita Internacional, a Livraria Espírita Alvorada Editora (LEAL) apresentou ao grande público presente o opúsculo escrito por Nilson de Souza Pereira, intitulado Terapia Espírita para os Desencarnados.

A pequena obra, modesta em sua aparência, era resultado de mais de 50 anos de estudos e vivências doutrinárias no trato com os desencarnados em sofrimento no Além-túmulo, assim como com Espíritos obsessores, trazidos às reuniões do Centro Espírita Caminho da Redenção (CECR), em Salvador (BA), para o devido atendimento que se lhes tornava de urgência.

Estudioso das obras básicas do Espiritismo e daquelas que lhe são complementares, Nilson, em sua simplicidade, adquiriu conhecimentos relevantes sobre a Doutrina Espírita, vivenciando no dia a dia da sua existência na Mansão do Caminho, que houvera fundado conosco e outros amigos no ano de 1952, tudo aquilo que havia aprendido na Codificação.

Possuidor de incontáveis recursos como administrador não especializado e realizador de obras, tornou–se o eixo central da Instituição, cujos colaboradores movimentavam-se à sua volta, edificando todas as construções que nela existem.

NILSON-DE-SOUZA-PEREIRAGentil e afável, portador de fé inabalável, conforme a definição de Allan Kardec revelou também grande capacidade para expor a Mensagem Espírita com beleza, embora a sua ausência de formação acadêmica, sensibilizando sempre o auditório da nossa Casa.

Ativo, tornou-se o mestre de todas as crianças que passaram pelo nosso lar, auxiliando-as na construção da cidadania ao tempo em que adquiriam uma profissão digna por ele ensinada, ao lado dos estudos convencionais em nossas Escolas de ensino fundamental.

Certamente, não se trata de uma obra portadora de revelações espantosas ou de significados profundos, no entanto, é rica de orientação para o entendimento complexo do comportamento daqueles que, despreparados moralmente, atravessaram a fronteira de cinza e de lama do túmulo, direcionando-se ao mundo espiritual com ternura e sabedoria, que se transformam em abençoada psicoterapia libertadora…

O pequeno livro tem recebido grande acolhida por parte dos interessados e estudiosos do tema. Agora reaparece em nova edição, revisto e aumentado com pinceladas biográficas sobre o dedicado trabalhador de Jesus, graças à gentileza da jornalista paulistana Ana Landi, que se encarregou de realizar pesquisa em torno do amigo e benfeitor de muitas vidas.

terapia espirita capaSomos suspeitos para falar a respeito do conteúdo do livro e do amigo incomum com quem convivemos há 68 ininterruptos anos, constatando a excelência do seu caráter e do seu comportamento eminentemente Cristão-Espírita.

A ele devemos, pessoalmente, dedicação e bondade, lições de sabedoria e exemplos de fé, que se me insculpiram na mente e no coração, auxiliando-me na execução da modesta jornada com a qual ainda me encontro comprometido.

Nilson não é, portanto, um teórico apenas, mas alguém que tem vivido as experiências e propostas edificantes exaradas na Codificação do Espiritismo.

Confiamos na bondade dos caros leitores que nos honrarem com a sua análise da obra, conhecendo um pouco a vida daquele que a escreveu.

Rogamos ao Senhor de nossas vidas que a todos nos abençoe na condição de servidor dedicado de sempre,

Divaldo Pereira Franco

d-destaque-creche-a-manjedoura-BÉ oportuno conferir o que o médium, orador baiano, escreveu recentemente sobre o amigo no prefácio da nova edição da obra Terapia Espírita para os Desencarnados. O livro é comercializado pela Leal, a livraria do Centro Espírita Caminho da Redenção (CECR), fundado por ambos em 1947.

Então, O que achou?