Espiritismo e homeopatia: a homeopatia no SUS.
“É permitido ao homem deter a marcha do progresso? – Não, mas de entravá-la algumas vezes.” Alan Kardec. Questão 781 de O Livro dos Espíritos.
Olá amigos, seguindo com prazer nossos encontros, aqui vamos nós. No último artigo falamos sobre medicina psicossomática, lembram-se, nesse, o assunto é a homeopatia no SUS.
Acabo de participar do XXXI Congresso Brasileiro de Homeopatia em Belo Horizonte-MG, onde houve uma mesa de discussão sobre o tema, e infelizmente não trago boas notícias.
Dos estados brasileiros, apenas três, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Norte, criaram sua política pública incluindo a homeopatia. Em Minas Gerais, apenas oito municípios têm a homeopatia institucionalizada através de programas de atendimento. Também em Minas Gerais foi feita uma pesquisa demonstrando que a oferta de atendimento homeopático no SUS vem declinando no estado. Não há indícios que a situação seja diferente em outros estados brasileiros.
Por que isso tem acontecido? Certamente não é por falta de interesse da população, mas sim por negligência dos gestores do SUS, e por falta de articulação política dos homeopatas.
E o que podemos fazer? Uma sugestão minha é maior participação política daqueles que se interessam pela homeopatia junto aos conselhos de saúde do seu município. Podemos começar assinando o abaixo assinado da campanha homeopatia direito de todos da Ação pelo Semelhante uma ONG do Rio de Janeiro. Você pode conhecer mais através do site www.ecomedicina.com.br.
É isso aí, amigos, em nome de Jesus, até a próxima.
Por: Mário Diniz, médico homeopata, Bauru – SP.
Não sou médico para fazer uma avaliãção dessa natureza, mas creio que o tratamento pela homeopatia serve apenas para prevenir doenças. Aqui no Espírito Santo temos poucos profissionais que atuam nessa área. O atendimento pelo SUS de nosso Estado é de péssima qualidade. Asssim sendo apesar de nosso Estado ter interesse em incluir tal programa na política pública, ficará apenas no papel, já que não temos atendimento satisfatório pelo poder público – federal, estadual e municipal na questão da saúde. Falta médicos, remédios, leitos hospitalares. Falta tudo. Falar em homeopatia no atendimento público seja até a ser uma utopia. Fraternalmente Hélio Carneiro
Só sei dizer que, não posso tomar remédios alopáticos, fazem-me muito mal. Mas a homeopatia eu posso tomar sem problema algum.Mas, tenho a bênção de DEUS,eu com mais de 77 anos não tomo remédio algum, graças a DEUS, e ao meu MESTRE JESUS. Bendita homeopatia!