22 ago
2013

Novos Horizontes

A Doutrina dos Espíritos e todos os princípios que a norteiam, surge como um novo Saber, de características inéditas e inconfundíveis, em relação aos demais conhecimentos.

Allan Kardec - Arquivo VE

Allan Kardec – Arquivo VE

Seus princípios básicos representam, na verdade, os primeiros fundamentos desse novo Conhecimento, cujo desenvolvimento alcançará dimensões imprevistas, em razão do processo de “revelação contínua”, por parte dos desencarnados e pesquisas dos encarnados.
A partir do conhecimento da própria natureza espiritual do ser humano, a considerar o perispírito, o corpo mental, o duplo etéreo, a interexistência e a mediunidade, o Mundo Espiritual, a psicoevolução, ao impulso da Lei de Causalidade e outras realidades cujas informações chegam gradualmente, ganharão aprofundamentos inimagináveis.
Embora dezenas de ramos da Ciência, assim como inúmeros sistemas de Filosofia, incontáveis religiões e outras tantas manifestações da Arte, a nossa Humanidade ainda estagia em sua infância cultural.
Como bem menciona Zalmino Zimmermann em sua obra “Espiritismo, Século XXI”, “o Conhecimento Espírita, tendo surgido no momento próprio _ e não se confundindo com nenhum outro _, contribuíra, decisivamente, por certo, para o desenvolvimento dos principais domínios do Saber, em direção ao conhecimento integral do ser humano e da realidade que o envolve”.
E o que isso significa? Significa que, se ainda não está bem percebida a sua real dimensão, porque, claro, se encontra em seus passos iniciais no tocante ao seu desenvolvimento, os tempos vindouros, certamente, reconhecê-lo-ão em seu inteiro significado.
Assim, a importância gnosiológica, ou seja, a teoria do conhecimento da Doutrina Espírita destina-se a reorientar o ser humano em sua escalada evolutiva, introduzindo novas referências e revelando, à luz de valores até então desconhecidos, novos rumos e objetivos condizentes com a superior natureza de ser espiritual.
É o Homo Sapiens descobrindo-se, também, pelo autoconhecimento, como Homo Spiritus.
Outra análise igualmente importante, devemos elaborar no tocante à sua sistematização, que foi resultante de um tipo de revelação de categoria inédita, baseada no processo mediúnico, em várias de suas modalidades, após o meticuloso e exaustivo trabalho de Allan Kardec, analisando e relacionando informações que chegavam de médiuns de todos os lugares (Princípio da Universalidade), marcando o alvorecer de um novo Saber, indicando em boa lógica, inapropriadas as tentativas que se detectam em alguns círculos, ora buscando enquadrá-lo como ciência, ora como filosofia ou religião, ou os três ao mesmo tempo, tudo o que parece, no sentido de mostrá-lo, de alguma maneira, embasado por esses tipos de saber, como se disso realmente dependesse para firmar sua validade.
Desse modo, o Conhecimento Espírita destaca-se como um saber ainda emergente, e pelo que já revela, pode ser considerado o “Quinto Conhecimento” a compor com os demais, Ciência, Filosofia, Arte e Religião, o conjunto dos Conhecimentos Humanos.
Assim, o Espiritismo tem papel determinante, fundamental, na evolução da Humanidade.
Surgiu no tempo certo, quando havia uma necessidade premente de se superar a escuridão cultural que envolvera a Humanidade (século XIX), sob o guante do poder religioso e político, para propiciar novos e luminosos caminhos para o desenvolvimento do conhecimento científico, das filosofias liberais e das Artes, oferecendo às religiões novos quadros da realidade espiritual.
Martha Triandafelides Capelotto – Divulgadora do Espiritismo.

5 Comentários

  • O Espiritismo seria a terceira filosofia cristã. Ele teria sido revelado a fim de dar uma nova visão de mundo à humanidade que se prepararia para ingressar na fase de regeneração. Normalmente, o Livro dos Espíritos é apontado como o de conteúdo filosófico na codificação feita por Kardec. Seu título completo é: “Filosofia Espiritualista O LIVRO DOS ESPÍRITOS”. Na realidade, toda obra “kardequiana” apresenta seus aspectos filosóficos. A primeira parte desse livro, que é estendida no livro “A Gênese”, apresenta a Metafísica, a Teodicéia, a Antropologia Filosófica e a Cosmologia sob o ponto de vista espírita. A segunda parte, aprofundada no “Livros dos Médiuns”, expõe novamente a Antropologia Filosófica e a Cosmologia. A terceira parte, pormenorizada no “Evangelho Segundo o Espiritismo”, fornece noções da posição filosófica do Espiritismo sobre Ética, Teoria do Conhecimento, Filosofia Espírita da Educação, Filosofia do Direito, Filosofia Econômica, Filosofia Social, Filosofia da História. A quarta parte, que fala das penas e gozos futuros, estando desenvolvida no “Céu e Inferno”, aborda características da Teodicéia espírita. A Codificação Kardequiana possui um vasto conteúdo filosófico que pode muito bem ser aproveitado por essa humanidade sem fé e esperança. No final do preâmbulo do QE, Kardec afirma: “O ESPIRITSMO É, AO MESMO TEMPO, UMA CIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO E UMA DOUTRINA FILOSÓFICA. (…). COMO FILOSOFIA, COMPREENDE TODAS AS CONSEQÜÊNCIAS MORAIS QUE DIMANAM DESSAS MESMAS RELÇÕES (p. 50, 41ª. Ed.). No Cap. II da 1ª. Pt de OP (Manifestações dos Espíritos), há o item em negrito “Caráter e conseqüências religiosas das manifestações dos Espíritos. Kardec não afirma que a Doutrina é uma religião, tendo, apenas, “caráter” e “conseqüências religiosas”. Isso é uma prova que ele reconhece o Espiritismo como uma filosofia religiosa. No item 3 desse capítulo, afirma: “Todas as religiões têm por base a existência de Deus e por fim o futuro do homem depois da morte” e no item 4, “Tendo instintivamente a intuição de uma potência superior (…)” . O Espiritismo não é uma filosofia como são a Grega, a Moderna e a contemporânea. Como as medievais (Patrística e Escolástica) ele admite a vida após a morte uma potência superior.Espiritismo como filosofia de conseqüência religiosa. Kardec afirma em várias passagens que a Doutrina é uma Filosofia (e também uma ciência) de conseqüências religiosas, embora não tivesse intenção de fundar mais uma religião. No nosso entender, o Espiritismo seria uma terceira Filosofia Cristã, seguindo a Patrística e a Escolástica. Ele veio para todos os cristãos e demais povos que venham aceitá-lo.O ESPIRITISMO É, AO MESMO TEMPO, UMA CIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO E UMA DOUTRINA FILOSÓFICA. COMO CIÊNCIA PRÁTICA ELE CONSISTE NAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE NÓS E OS ESPÍRITOS; COMO FILOSOFIA, COMPREENDE TODAS AS CONSEQÜÊNCIAS MORAIS QUE DIMANAM DESSAS MESMAS RELAÇÕES. Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”

  • Infelizmente o homem ainda não esta completamente livre da sua infância espiritual[o muito que podemos estar, é numa espécie de adolescência espiritual],estamos querendo ser adultos espiritualmente dizendo,mas ainda não abrimos mão das coisas materiais. O espiritismo é sem duvida uma excelente ferramenta para a nossa evolução,mas noto que a maioria dos que se dizem espiritas se prenderam a base e não querem abrir mão dela,pois a intelectualidade ligado a ciência ainda nos fascina e a beleza das letras e a sua pronuncia nos encanta. Estamos na era da regeneração e nesta nova etapa não haverá mais tempo para longos estudos,pois o trabalho a serviço do bem e da caridade será a nossa meta. O messias do espiritismo já esta a postos,e em breve estará atuando como nunca,para que a pureza do evangelho seja restaurado e que a união das religiões possa acontecer. Abraços e muita paz.

  • ” A quem mais for dado, mais será cobrado”. Quem está no caminho deve se preparar mais para compreender o que esta para receber. Obrigado.

  • Excelente artigo. Enquanto as religiões seguirem apenas a bíblia como único instrumento de fé e prática, não ligando a religião à ciência, a evolução espiritual de seus seguidores poderá ficar estagnada. Ainda bem que ele estão buscando Jesus que para eles é Deus. Fui católico, protestante, mas a minha conversão ao espiritismo não foi pela dor nem pelo amor, foi pela razão, raciocinio e conhecimento que me deixou mais seguro quanto a minha missão aqui na terra como encarnado.
    Muita paz e muita luz para todos
    Hélio Carneiro

  • Paz e Luz aos corações que aqui escreverão, O Cristo Jesus como dirigente Planetário quando
    direcionou Kardec como um dos mais Lúcidos dos seus, Encarnado, já tinha plena certeza do que
    ocorreria com os seus postulados, mas para clarear a Razão dos apaixonados pela doutrina providência
    a encarnação do querido Chico, para que todos não esqueçam as Bases da sua doutrina Cristã. Hoje vemos que a verdadeira Síntese dos Ensinamentos do Cristo, precisa retirar as traves dos ismos para
    que o Planeta possa caminhar com os Verdadeiros Objetivos da Evolução, da Ordem, e do Progresso, vejo
    a Pátria do Evangelho cada vez mais comprometida, mas não esqueçamos que nossa Origem esta no Universo, e o Cristo Jesus no Comando Evolutivo, e os teus predecessores no embate desta grande tarefa, que nas quais todos tem que estagiar, pois os Tempos do Eterno Pai Deus, tem suas diferenças com os dias do Calendário Humano.
    Paz e Luz com o Cristo Jesus, o Caminho que não tem Voltas, mas uma única Reta para a Eternidade.
    Israel

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