28 maio
2012

Presença espiritual

Imagen Internet

Quem está habituado a enfrentar águas traiçoeiras sabe o quanto é importante o brilho do farol para apontar o rumo seguro.

Sherry Hogan conta que o seu farol era o lenço de seu pai. Ele não dava importância às iniciais bordadas ou aos tecidos caros. Gostava mesmo de lenços de algodão branco simples.

Sempre à mão, o lenço de seu pai servia para limpar os desastres ocasionados pelos picolés derretidos da criançada, no banco traseiro do carro.

Serviu para enfaixar o ferimento do gatinho favorito de Sherry, depois de um desagradável encontro do bichano com o cachorro do vizinho.

Na adolescência, mais de uma vez o lenço serviu para secar as lágrimas de Sherry. Quando, aos vinte anos, ela foi se despedir do pai, antes de partir para a Europa, começou a chorar, tomada de pânico.

O quadrado de algodão tão familiar serviu para lhe secar as lágrimas, enquanto a voz grave do pai a incentivava a confiar e partir.

Três anos depois, em seu retorno, a primeira visão que teve ao chegar ao aeroporto, foi do lenço branco do pai acenando para ela acima das cabeças da multidão.

No natal de 1997, seu pai estava muito doente. O câncer lhe tomara quase todo o corpo. Sabendo que ele partiria a qualquer momento, Sherry foi comprar lenços lindos, de linho, bordados. Naturalmente, também comprou uns de algodão, por preço bem popular.

Ele abriu cada um dos pacotes. Colocou de lado os elegantes lenços bordados, escolheu um baratinho e falou: Só usarei os caros em ocasiões muito importantes.

A filha abraçou o pai, como a se despedir: Você sempre esteve presente quando precisei, pai. –Foi o que falou, emocionada.

Ele respondeu: E sempre vou estar. Só que de um jeito diferente. Confie em mim.

Dez dias depois ele partiu. Sherry passou a sentir muito a falta dele.

Dois meses depois, ela se sentia desanimada, triste. Sabia que ele estava em um lugar melhor, mas precisava do abraço dele.

Fale com ele, disse-lhe sua irmã.

Chorosa, saudosa, ela começou a falar, andando pela sala: Ah, papai. Sei que você está em um lugar melhor. Acredito nisso especialmente graças a você. Mas sinto tanto sua falta. Eu só queria saber se você está bem.

O silêncio foi a resposta. Ela começou a soluçar alto. Podia sentir a tristeza lhe percorrendo o corpo todo.

Foi então que ela viu, pelo canto do olho: um grande quadrado branco debaixo da cadeira de seu pai.

Era um dos lenços novos bordados. Como ele tinha ido parar ali? Ela limpava a sala todas as manhãs. De onde ele poderia ter saído?

Palavras de seu pai lhe vieram à mente: Só usarei os lenços caros em ocasiões muito importantes.

Sherry entendeu. Seu pai lhe mandara a resposta: Querida, estou bem. Cheguei em casa.

*   *   *

Os amores que se vão continuam a nos amar, não importando o tempo.

Zelosos, prosseguem velando por nós e, de forma sutil, se fazem presentes em nossas vidas.

Pelos fios invisíveis da oração, é possível sentir-lhes o carinho e a mansidão da voz dizendo que chegaram bem, que nos aguardarão no tempo, pacientemente, para o delicado reencontro.

 

Redação do Momento Espírita, com base no texto Uma questão de
confiança, de Seleções Reader´s Digest, de setembro de 2000.
Em 30.03.2012.

 O leitor encontra este texto aqui > http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=3388&stat=3&palavras=sherry&tipo=p

14 Comentários

  • tenho muita vontade de saber como estão meus irmãos e minha sobrinha, apesar do pouco tempo de desencarne.
    minha irmã Otilia foi em 31/10/ 2011
    minha sobrinha no desabamento no Rio 25/o1/2012 ate hj não temos notícias do seu corpo
    meu irmão em 15/04/2012 sera que foram socorridos?
    minha mãe esta numa tristeza profunda pois perder 2 filhos em 6 meses não é fácil, e olha que ela não sabe da minha sobrinha, falamos pra ela que ela foi morar nos Estados Unidos, pois ela tem 87 anos.

  • Que lindo…me emocionei. Eu mesma já senti o carinho de uma pessoa muito querida que também voltou para casa. Deus em sua sabadoria e amor nunca separaria quem se ama.

  • Muito lindo o texto, este é o nosso futuro, a grande viagem que chega para todos, muitos da minha familia já se foram e sei que outros irão, eu irei na minha hora, e temos que aceitar pois desde que aqui chegamos sabemos que teremos que voltar, estamos aqui para evoluir e resgatar…
    Muita paz a todos.

  • O texto nos remete a reflexão de que devemos nos perparar sempre para a partida e que a morte é apenas uma passagem e o reencontro o nosso destino, tanto do lado de lá quanto do lado de cá.

  • Boa tarde! Amei o texto! Nos mostra que nunca nos desligaremos daqueles que amamos! Obrigada! bjs. da Cyntia

  • Que lindooo. Achei emocionante,hoje é um dia que estou tão sensível e cheia de problemas que adoraria saber que tem alguém perto de mim, me cuidando e zelando por mim. Obrigado e bjs de luz.

  • Meu pai desencarnou a um mês. Sei que esta em um bom lugar. As vezes sinto que ele esta presente, e até o seu cheiro me vem a lembrança.

  • Nossa que lindo! muito verdadeiro,já sentir a presenca do meu marido depois que desencarnou,era um momento de matar a saudades e saber que ele estava bem.Deus na sua infinita bondade nos dá sempre o alivio com seu Amor,procurando de alguma forma nos fortalecendo na Fé e na Esperanca.
    muita Paz nos seus coracões.

  • muito emocionante.muito endereçante.o momento que ele usou lenço,em lugar muito especial,que é nossa verdadeira morada.muito lindo o que ele disse pra ela.que guardaria para usar numa ocasião especial.
    o legal que ela percebeu e entendeu…..parabéns….fico
    muito lindo o texto….

  • Ele demonstrou que o momento especial era aquele, em sua nova morada que estava tudo bem e tranquilo e essa foi a oportunidade de usar um lenço elegante e bordado.
    Permitindo que ela entendesse que a vida continuava de outra maneira mas agora ele se encontrava em ocasião especial. Paz e luz!

  • Que saudade do meu pai . Há 3 anos ele nos deixou . Sabe qual foi a recordação que escolhipra mim ??? Um lenço de algodão . Emocionante texto .Que tudo . Paz , Luz e A mor em nossos corações .

  • Tenho meu marido falecido a 3anos,estamos sentindo muita falta dele,apesar de saber que ele está bem e olhando por nós na medida do possivel pra ele.
    O texto acima muito lindo e sempre me emocionam,Luz e Paz.

  • O texto é lindo, me emociono sempre quando leio mensagens tão lindas,tenho meu marido falecido a 3anos,sinto muita falta dele,sei que ele está bem,e na medida do possível dele,vai estar sempre junto de nós.Paz e Luz.

  • Lindo Texto,neste momento não tem como não Lembrar de Minha Mãe,meu Pai,meus dois Irmãos e minhas duas Irmãs
    “O Destino Une e Separa as pessoas,mas nenhuma Força é
    tão grande para fazer Esquecer as pessoas que por algum motivo,um dia nos Fizeram Felizes”
    Um abraço Fraterno a todos…

Então, O que achou?