A vida além túmulo de Um olhar no paraíso
O filme em cartaz Um olhar no paraíso, do diretor Peter Jackson, traz uma história muito interessante da experiência após a morte. Ele conta a história de Susie Salmon, que é assassinada aos 14 anos de idade por um pedófilo do bairro onde morava. Ao invés de se desprender do mundo dos vivos, sua alma transita no que o filme chama de Entre Mundos, que seria entre o Céu e a Terra, compartilhando espaços dos dois.
As imagens do além-túmulo são riquíssimas em cor, extravagantes e fantasiosas, com vários recursos gráficos que a tecnologia permite para dar ao filme o tom poético. Mas o que interessa mesmo é a narrativa sobre a dor de quem parte cedo misturada ao ódio nutrido contra o assassino. O filme ilustra bem o que o espiritismo ensina sobre os tormentos e angústias por que passam o espírito desencarnado nessas condições e mostra algumas conseqüências desastrosas que sua estada na Terra pode causar entre os que o amam. No fim, a grande mensagem mostra que o desencarnado deve aceitar sua condição e partir, deixando que a vida tome seu próprio rumo na Terra, mesmo sem a presença dele.
Como filme, a reflexão é curta. Mas quem possui um conhecimento mínimo do espiritismo pode tirar grandes lições do roteiro. Além disso, a produção é excelente, a atuação é boa e o fim, esperançoso, fazendo arrancar lágrimas daqueles com coração mais mole, como eu. Assistam, vale a pena.
Mariana, parabéns pelo seu blog. Quanto ao seu comentário sobre o filme Um olhar do paraíso, gostaria de acrescentar sobre a importância do mesmo no que diz respeito aos cuidados que os pais devem ter com relação aos seus filhos no que se refere à questão da violência que infelizmente encontra-se enraizada no cerne de nossa sociedade tão esquecida, ou melhor, empobrecida dos "valores humanos". É um alerta aos pais de que o perigo pode estar bem mais próximo do que se imagina. Um filme de extrema beleza, e como você mesma diz, leva às lágrimas até os corações mais endurecidos.
Profª Msc. Maristela Deuschle
Obrigada pelo elogio, Maristela! Você tem toda razão no alerta aos pais. Foi uma questão muito bem colocada!
abraços!
O filme é lindo..e passa muita a mensagem do espiritismo, chorei no fim..porque a personagem conseguiu passar a dor de desencarnar cedo e deixar os que amam..