28 out
2010

Além da Vida – Tempo Espírita

Peça ‘Além da Vida’  foi encenada dia 27/10/2010 em Caxias do Sul

Otempo parece se abrir para o espiritismo. Neste ano, por exemplo, a novela Escrito nas Estrelas e a série A Cura, ambas da TV Globo, e os filmes Chico Xavier e Nosso Lar ajudaram a impulsionar a doutrina. Agora, Caxias recebe a peça Além da Vida, que foi apresentada dia 27/10/2010 no Teatro São Carlos, às 20h30min.

Além da Vida

O diretor do espetáculo Além da Vida, cujo texto foi psicografado por Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco, é Renato Prieto, 56 anos, protagonista de Nosso Lar – ele não virá a Caxias. Prieto conversou com o Diário de Santa Maria por telefone, do Rio de Janeiro, sobre a carreira, a peça Além da Vida, que é dividida em oito quadros e trabalha diferentes assuntos, como drogas e aborto, e também sobre este ótimo momento da doutrina.

– Chegou a hora do espiritismo! – comemora o diretor.

Diário de Santa Maria: Antes de Nosso Lar, você já trabalhava, no teatro, com o espiritismo. A que você atribui o sucesso conquistado por esse filme, no qual interpreta André Luiz?

Renato Prieto: Sou um profissional com formação acadêmica e, na vida particular, sou espírita. Estou desenvolvendo há muitos anos um projeto que, por meio da arte, fala sobre a temática espiritualista. Então, já estou acostumado com isso.

Vejo que o sucesso está cada vez maior e que há cada vez mais pessoas interessadas nesse assunto. Isso, para mim, bate em um mesmo ponto. Todo mundo quer saber: “O que estou fazendo aqui? De onde vim? Para onde vou? Por quê?”. Entreguei a minha alma para contar a história de André Luiz. Acho o filme extremamente emocionante. Nosso Lar continua em cartaz em cerca de 250 cinemas no Brasil e vai continuar até o final do ano. E mais: o filme vai estrear fora do Brasil, em março, começando pelos Estados Unidos. Tenho certeza que o sucesso está relacionado aos questionamentos que as pessoas se fazem. E a doutrina, silenciosamente, vem fazendo o seu trabalho.

Diário: De certa forma, esse silêncio contribuiu para que a credibilidade andasse ao lado da doutrina?

Prieto: Você já viu algum escândalo envolvendo a doutrina espírita? Não há nenhum. Criou-se, sim, uma credibilidade em relação ao espiritismo. Os espíritas são sérios e fazem um trabalho de filantropia – o maior do Brasil – maravilhoso, em silêncio. As pessoas olham para os espíritas e veem seriedade. Hoje, a quantidade de pessoas que se interessam pelo espiritismo é enorme. É uma maioria silenciosa, que não faz alarde nem pregação. O nosso país é feito de uma maioria que acredita em vida após a morte.

Diário: Como espírita, você se preocupa com a maneira como a doutrina está se espalhando pelo país?

Prieto: Não tenho essa preocupação, não. Acho que os grupos e os centros espíritas estão perfeitamente preparados para atender essa demanda, para ouvir as pessoas e as suas necessidades. Chegou a hora do espiritismo! As novelas, o cinema, o teatro estão falando sobre isso com responsabilidade.

Diário: Que histórias são contadas no espetáculo Além da Vida?

Renato: O texto foi psicografado por Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco. O espetáculo é composto por oito quadros, e em cada quadro há uma história. As histórias abordam a reencarnação, o aborto, a vida após a morte, o filho drogado, o suicídio, o umbral, entre outros assuntos, todos à luz da reencarnação. Na trilha sonora, as lindas músicas da orquestra da TV Globo vão separando as histórias.

SILVIA MEDEIROS

Então, O que achou?