Espiritismo – Conferencista faz palestras em espaços lotados
Por Andrielle Mendes
O médium e conferencista espírita Divaldo Pereira Franco encerrou 31/01/2011 sua passagem pelo Rio Grande do Norte. Depois de lançar o livro “Transição Planetária”, em conferência no Centro de Convenções, seguiu para o aeroporto e embarcou rumo a Salvador, Bahia, onde dá continuidade a sua agenda. Durante o domingo, falou para aproximadamente 850 pessoas das 8h às 13h.
O conferencista, que é uma das maiores lideranças espíritas do mundo e já proferiu palestras em mais de 60 países avaliou a passagem pelo RN como “extremamente positiva” e mostrou-se bastante satisfeito por lotar o auditório do Centro de Convenções, feito nunca antes alcançado, segundo a Federação Espírita do RN. Para atingir o objetivo, os organizadores do evento abriram o período de inscrições ainda em setembro, como explica o coordenador da área federativa da Federação, André Arruda.
Antes de proferir palestra no Centro de Convenções, Divaldo falou para mais de 3,5 mil pessoas no Palácio dos Esportes e mais de 1 mil em Assú. O conferencista já confirmou presença na programação da Federação Espírita do RN em 2012. A proposta é realizar uma série de palestras cujo tema é a paz em bairros que registram altos índices de violência. A ideia já foi colocada em prática em Salvador, onde surtiu efeitos positivos, segundo André Arruda. Lá, a programação encerra-se com um grande encontro e show com artistas nacionais que chega a reunir mais de 30 mil pessoas.
Esta é a primeira vez que a professora Maria José Fernandes, 48, participa de um encontro espírita. Apesar de ser evangélica, ela explica que a mensagem espírita ultrapassa as religiões. “Vim para um amadurecimento espiritual, embora também encontre este amadurecimento na minha religião. A gente se encontra em encontros como este e sai ainda mais confortada. O espiritismo prega o Evangelho, o amor, a simplicidade”, afirma a pernambucana.
A professora Ângela Duarte, 46, também é pernambucana e já participou de vários encontros espíritas. Ela é católica ediz que quando a religião não dá muitas respostas, as pessoas sentem necessidade de buscar estas respostas em outras filosofias. “Para mim, o espiritismo é uma filosofia de vida que prega principalmente que fora da caridade não há salvação”, afirma. Ângela disse ter aprendido lições valiosas ao longo do dia. “Aprendi que o ser humano ainda tem muito o que melhorar, principalmente no aspecto espiritual. Hoje, muitas pessoas colocam o ‘ter’ acima do ‘ser'”, relata.
Segundo André Arruda, da Fern, o dinheiro arrecadado com a passagem do médium pelo RN e com a venda dos livros, entre eles ‘Transição Planetária’ é destinado as obras de caridade da Mansão do Caminho, em Salvador. Lá, são atendidas cerca de 3,3 mil famílias carentes.