27 jan
2012

O que é inferno?

Imagem Internet - RBN

A palavra inferno deriva do termo “infernum”, que em latim significa “profundezas”, fazendo referência ao “mundo inferior”, dentro da Terra.
Inferno é uma idéia religiosa que consiste em um lugar aonde pessoas depois de mortas vão para sofrer as consequências de seus erros durante a vida.
Ideia que foi construída através dos anos, a partir do 2º século D.C. (após o Apocalipse de Pedro) e que foi trabalhada não somente pela igreja mas também por muitos artistas, como por exemplo Dante Alighieri com sua obra “A Divina Comédia”.

Imagem Internet - RBN

Com o advento da doutrina espírita, Allan Kardec – através das comunicações mediúnicas – codifica a doutrina espírita em 5 Obras, e dentre elas “O céu e o Inferno”, que tem o objetivo de elucidar o que é inferno, purgatório e céu no mundo dos espíritos.
Segundo José Herculano Pires, escritor espírita brasileiro, “Allan Kardec apresenta a verdadeira face do desejado Céu, do temido Inferno, como também do chamado Purgatório. Põe fim às penas eternas, demonstrando que tudo no universo evolui.”
O que antes era Inferno passa a ser chamado de Umbral, um estado de consciência em que o espírito, a partir de atitudes contrarias leis morais ou divinas (3ª parte do Livro dos Espíritos), sofre com os males de atitudes provocadas por ele mesmo. Em “Nosso Lar”, psicografado por Chico Xavier e atribuída ao espírito de André Luiz, Umbral é definido como “estado ou lugar transitório por onde passam as pessoas que não souberam aproveitar a vida na Terra”.

E, diferentemente do Inferno, que traz a idéia de sofrimento eterno, esta dimensão ou estado chamado umbral é passageiro, podendo ser um tempo curto ou longo – período condicionado apenas ao espírito em questão.
Como exemplo, a segunda parte do “Céu e o Inferno” constam diálogos entre Kardec e os espíritos e estes narram as suas impressões após o desencarne. Além de elucidar a questão de “Inferno”, mostra também os mecanismos da lei de ação e reação e o processo da justiça divina.
Para se aprofundar no assunto, leia:
•    •O Livro dos Espíritos – Allan Kardec
•    •O Céu e o Inferno – Allan Kardec
•    •Nosso Lar  – Francisco Cândido Xavier

[o leitor encontra este texto também, acesse http://www.radioboanova.com.br/novo/noticia.php?NOTCODIGO=6325659]

4 Comentários

  • Bom dia! Reflexivo e esclarecedor artigo. É preciso combater o medo que paraliza e ampliar o conhecimento que liberta e conscientiza. Abençoada é a Lei de Evolução que nos descortina horizontes.

  • boa noite,
    ahhhh, gostei do assunto, pena que foi falado tão pouco nesta matéria, vale lembrar também que o inferno foi usado por anos pela igreja, como algo para amedrontar as pessoas e que hoje temos o conhecimento de que é apenas um estado passageiro que o espirito passa, como foi claramente visto no filme Nosso Lar, e que também pode ser encontrado na leitura, Um Rockeiro no Além….
    gostei bastante da matéria, parabéns a quem encaminhou….
    abraços fraternos 😀

  • considero inferno o estado d alma com seu conflitos e aspirações.

  • acho que essa palavra náo mente medo se voce fazer diretinho tudo que nosso pai nos ensinou não tem motivo pra medo.

Então, O que achou?