1 jul
2009

Começam as filmagens de ‘Chico Xavier’ no Rio de Janeiro

Começam as filmagens de ‘Chico Xavier’ no Rio de Janeiro

O aniversário de morte de Chico Xavier, que foi ontem, dia 30 de junho, coincide com o início das filmagens do longa, dirigido por Daniel Filho. As primeiras cenas foram rodadas neste fim de semana no Rio de Janeiro e seguem por Minas Gerais e São Paulo. “Chico Xavier” tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2010, justamente o ano de seu centenário.
Dois atores se revezam no papel principal. Ângelo Antônio vai reviver Chico em sua versão jovem e Nelson Xavier, na fase como o já consagrado médium brasileiro. Quem assina o roteiro é Marcos Bernstein (de “Central do Brasil”), baseado no livro homônimo do jornalista Marcel Souto Maior.
“Desde o início, Marcos encontrou o tom da narrativa e soube traduzir a força e a complexidade do personagem, um homem idolatrado por milhões de brasileiros e questionado ou menosprezado por outros tantos”, explica Marcel. O homem que ficou conhecido por falar com espíritos de mortos procurou dar sentido à vida. Sua mediunidade, fruto de adoração de muitos fiéis, se multiplicou em milhares de mensagens, publicadas em mais 400 livros. Ao destacar o legado de sua extensa obra, Marcel Souto Maior cita uma frase do médium, dita em seu leito de morte. “‘Eu não escrevi nada. Eles – os espíritos – escreveram’, ele repetiu, até morrer na cama estreita de seu quarto simples da casa de Uberaba, em Minas. Chico acreditava na própria mediunidade e sua fé transformou – e salvou – vidas por todo o Brasil. Isso é o que importa”, afirmou o jornalista. Os fenômenos que cercam sua história desde pequeno, quando já dizia perceber manifestações espíritas dentro de sua casa, na cidade mineira de Pedro Leopoldo, fazem acreditar que o mais famoso médium do país seja considerado um paranormal? Para estudiosos do assunto, sim. Há quem defenda a tese de que não existe fronteira entre o espiritismo e a paranormalidade. “Esta é apenas uma questão de terminologia. A mediunidade de Chico Xavier prosseguiu até o final de sua existência, e por ela manifestaram-se milhares de espíritos desencarnados”, afirma o diretor da Federação Espírita Brasileira (FEB), Antônio Cesar Perri.
Um dos religiosos mais amados do país, Chico psicografava mensagens e retransmitia as palavras de esperança e consolo que recebia dos espíritos. São exatamente essas cartas originárias do além a prova de que o médium participava de fenômenos que vão além da normalidade.
“Chico Xavier merece todo o nosso respeito por tudo que ensinou durante sua vida. Podemos classificá-lo como um telepata extraordinário, um superparanormal, pois apresentava diversos fenômenos que classificamos como fora do comum. As cartas psicografadas por ele traziam uma riqueza de detalhes impressionante”, afirmou Rogélio Raquel, presidente do Instituto Nacional de Parapsicologia e Psicometafísica (INPP), com sede em Londrina (PR).

www.jornaldeuberaba.com.br

1 Comentário

  • Mais que merecida a homenagem ao nosso querido Chico. Esperamos que o filme e o ator façam jus este homem fantástico, que foi um dos espíritos de maior escol que já passou pela nossa Morada Terrestre.

Então, O que achou?