14 jul
2010

Semana espírita e o selo comemorativo

Patrícia Godoy Caldeira

– Discurso de abertura da 28ª Semana Espírita de Montes Claros –

Chico Xavier, o mais renomado dos médiuns brasileiros, teria completado, no dia 2 de abril último, cem anos de uma vida profícua no bem e exemplificadora do procedimento cristão.

O movimento espírita realizou muitas atividades comemorativas da data por todo o país.

O governo brasileiro se associou às comemorações com o lançamento, em 2 de abril, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, de um selo comemorativo, com a frase “Ama sempre. E quando estiveres a ponto de descrer do amor, lembra-te do Cristo”, e com a cunhagem, pela Casa da Moeda do Brasil, de uma Medalha Comemorativa do Centenário de Chico Xavier, que, no anverso, representa o médium no ato de psicografar, com a frase “A árvore nascente aguarda-te a bondade e a tolerância para que te possa ofertar os próprios frutos no tempo certo” e, abaixo, a assinatura Chico Xavier.

Não é a primeira vez que o Espiritismo é homenageado em selos postais. O governo brasileiro foi o primeiro do mundo a emitir um selo com motivo espírita. Foi em 1957, quando se comemorou os primeiros cem anos de O Livro dos Espíritos.

O centenário de lançamento de O Evangelho segundo o Espiritismo foi lembrado com um selo em 1964. Da mesma forma, a fundação da primeira Sociedade Espírita do Brasil – o Grupo Familiar de Espiritismo, que funcionava em Salvador (BA) – mereceu um selo comemorativo em 1965.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou, igualmente, no dia 3 de outubro de 2004, um selo em homenagem ao Bicentenário de Nascimento de Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita.

O lançamento nacional do presente selo, que homenageia Chico Xavier, ocorreu em abril passado, em Brasília, em cerimônia presidida pelo vice-presidente da República. Nos lançamentos posteriores, diversas autoridades têm comparecido à solenidade. Em Pedro Leopoldo, esteve presente o Senador Hélio Costa, deputados federais, estaduais e outros.

O Senador Hélio Costa, no seu discurso, falou da emoção em estar na cidade participando do evento. Ele afirmou “Eu fico honrado em voltar a Pedro Leopoldo para participar dessa homenagem que os correios prestam ao Chico Xavier. Este selo que foi emitido tem a missão de levar o nome de Chico Xavier a todos os cantos do Brasil e do mundo através dos documentos que são postados nas agências dos correios em todo Brasil”, disse.

Nesta oportunidade do lançamento do selo em Montes Claros, a Aliança Municipal Espírita e o 14. Conselho Regional Espírita agradecem, em nome de toda a família espírita norte-mineira, à Diretoria Regional dos Correios a honra subida desse lançamento solene, rogando a Deus que a imagem e a mensagem de Chico em cada selo se façam inspiração do amor, da paz e do trabalho solidário em favor de uma humanidade mais feliz.

Então, O que achou?