10 jul
2010
Categoria: Cura
Por    8 Comentários

Escudo contra a depressão

As estatísticas mostram que um número significativo de pessoas sofre de depressão. E as vítimas são cada vez mais jovens, afirmam os especialistas.

Sofrer de depressão é muito mais do que se sentir triste por causa de algum problema. É não encontrar mais prazer em nada, não conseguir tomar decisões, perder a esperança e se tornar descrente de tudo.

“Não haverá um amanhã” é a tônica de muitos depressivos, o que leva 15% deles a se suicidarem.

Enquanto a ciência trabalha para identificar as causas deste terrível mal, os que sofrem de depressão podem fazer algo para fortalecer a própria resistência.

São algumas regras de comportamento que podem funcionar como um escudo contra a depressão.

1ª- tenha pensamentos otimistas. Ninguém nasce pessimista. Pensar de forma negativa é alguma coisa que se aprende e que pode ser esquecida.

Por isso, quando alguma coisa sair errada, não se ache incompetente. Pense que é apenas um caso individual, que não deve ser generalizado.

Reconheça também que você não é o único responsável por tudo. Lembre que tudo passa e amanhã tudo estará melhor, quem sabe, daqui a pouco mude o panorama.

Você já percebeu como a natureza se apresenta chorosa, o céu com nuvens pesadas e escuras, e logo mais o sol brilha forte, o calor chega, as poças de lama secam e tudo está belo outra vez? Assim também é a vida.

2ª regra – tente relaxar mais – trabalhe, mas programe o seu dia para ter seus momentos de descontração. Não deixe de ler algo positivo, edificante.

Ouça músicas que lhe acalmem o coração e os pensamentos. Saia para um passeio sem compromisso de ir a lugar algum. Dê uma volta na quadra. Vá até a praça olhar as crianças brincar.

Deixe o sol lhe acariciar o rosto e o vento lhe desarrumar os cabelos. Vá para o jardim. Plante uma flor. Pode a roseira. Ajeite os galhos dos arbustos.

Freqüente o teatro, uma boa roda de amigos, a praia e o campo, diversificando sempre, para não criar monotonia.

Afeiçoe-se a um trabalho no bem, auxiliando uma instituição, contribuindo e sentindo-se útil, responsável.

3ª- procure apoio social – quem sofre de depressão, tem a tendência a se fechar e a resolver tudo sozinho.

Por isso, converse com alguém que você confie. Alguém que seja capaz de avaliar seus problemas e ajudar você a resolvê-los.

Pode ser um amigo especial, um irmão de crença, um grupo de auto-ajuda.

Por vezes, o depressivo acha difícil até de pensar em deixar suas quatro paredes. Entretanto, o esforço vale a pena.

Visite um templo religioso e confie-se a um diálogo fraterno. Ou, então, procure um profissional especializado para falar, desabafar e receber sugestões para levantar a sua auto-estima.

***

Não se permita descer ao fundo do poço, nem cair até os últimos degraus da depressão.

Se árvores floridas, pessoas felizes e risos lhe causam inveja e o incomodam, comece a exercitar, desde agora, as regras do escudo contra a depressão.

A vida é preciosa demais para não ser vivida em totalidade. E vivê-la em totalidade é produzir coisas positivas, sentir-se feliz e fazer os outros felizes.

É contribuir para o bem estar de alguém. É ser responsável por uma criatura, uma planta, um vaso de flor, um animal, uma tarefa qualquer.

Afinal, todo o sentido da vida se resume no amor, pois todos fomos criados pelo amor de Deus.


Equipe de Redação do Momento Espírita, a partir do artigo “Como vencer a depressão”, de autoria de Ursula Nuber, inserido na revista Seleções do Reader’s Digest de setembro/2001.

8 Comentários

  • ola
    acho que estava precisando ler as palaras de encorajamento que li
    muito obrigado

  • Eu concordo com o texto , mas acredito que a depressão é espiritual, é a doença da alma , precisamos Amar mais para nos sentirmos amados…

    Muita paz a todos.

  • Sou Atendente Fraterno na Comunhão espírita de Brasília, tivemos uma excelente palestra com o Dr. José Carlos que faz parte da AME (Associação Médica Espírita) onde estudamos a fundo a depressão.
    Ela é espiritual e também física. Por isso devemos combatê-la dos dois lados, com medicação e também passes. Também aconselhamos as pessoas a fazerem um trabalho voluntário onde se sentirão úteis e bastante convívio social.
    Realmente esta é a DOENÇA DO SÉCULO!

  • Muito interessante e verdadeiro.
    O grande problema do depressivo é conseguir AMAR-SE como deve, para obter o fortalecimento necessário e executar toda a movimentação de esforços para alcançar a paz.
    A fé é fundamental para chegar a esse ponto.
    Muita luz e paz no caminhar de todos nós.

  • É importante também a ajuda da Familia e dos amigos. Se voce tiver algum parente ou amigo com depressão, tente acolhe-lo de forma fraterna sem critica-lo.

  • Creio que antes da depressão vem a ansiedade (inquietação), mas Jesus já disse “não vos inquieteis com nada”. Depressão não é doença. É um sintoma e pode ser curada com atividade física, música, dança e muita prece.
    Muita paz para todos
    Hélio Carneiro

  • Acertadíssimo este “escudo”. Tudo começa a se corrigir com nossa própria ajuda. Sem esses cuidados pessoais o “caminho ” fica mesmo muito mais livre para que uma depressão se “aloje”.

  • O texto é muito interessante , bem estruturado e discute uma realidade na nossa sociedade atual. Como educador me preocupa ver a cada dia pessoas jovens e até crianças com depressão. Sabemos que as pessoas nunca têm tempo uma para as outras. Precisamos administrar isto. A televisão nos rouba o nosso diálogo. Estamos ao lado de alguém mas quem comunica é a TV. Pais e filhos , marido e mulher , vizinhos e vizinhos quase não dialogam. Quase não batem um papo legal descontraído. Daí as pessoas fecham em si mesmas . Assim elas passam a sofrer. Foram muito boas sugestões dadas pelo texto de podermos descontrair e livrar-nos deste mal.

Então, O que achou?