1 jan
2013

ANO NOVO

Serão novos os anos que passam, os séculos e os milênios que se sucedem na ampulheta do tempo?

         Não são. O tempo, qual o concebemos, não passa de uma ilusão. Não há tempos novos, nem tempos velhos. O tempo é sempre o mesmo, porque o tempo é a eternidade. Todas as mudanças que constatamos em nós e em torno de nós, são produto da transformação da matéria. Esta, realmente, passa por constantes modificações. A mutabilidade é inerente à matéria e não ao tempo.

         A matéria é volúvel como as ondas e instável como as nuvens que se movimentam no espaço assumindo variadas conformações que se sucedem numa instabilidade constante.

         O nosso envelhecimento não é obra do tempo como costumamos dizer. É a matéria que se vai transformando desde que entramos no cenário terreno. Nascemos, crescemos, atingimos as cumeadas do desenvolvimento compatível com a natureza do nosso corpo. Após esse ciclo, as mudanças tornam-se menos rápidas. Há como que ligeiro repouso. Depois, segue-se a involução, isto é, o curso descendente que nos leva à velhice, à decrepitude e à morte, quando esta não intervém acidentalmente, pelas moléstias, cortando o fio da existência em qualquer de suas fases.

         Todos esses acontecimentos nada têm que ver com o tempo. Trata-se de manifestações da evolução da matéria organizada, vitalizada e acionada pela influência do Espírito.

         O Espírito é tudo. Por ele, e para ele, é que as moléculas se agrupam, se associam, tomando forma, neste ou naquele meio, na Terra ou em outras infinitas moradas da casa do Pai, que é o Universo.

         Na eternidade e na imensidade incomensurável do espaço, o Espírito se agita procurando realizar o senso da Vida, que é a evolução. Para consumá-la percorre as incontáveis terras do céu. Veste e despe centenares de indumentos, assumindo milhares de formas e aspectos.

         A matéria é o instrumento, é o meio através do qual ele consegue a sua ascensão ininterrupta.

         Nada significam, portanto, os anos que passam e os anos que despontam nos calendários humanos. O importante na vida do Espírito são as arrancadas para a frente, são as etapas vencidas, o saber adquirido através da experiência, e as virtudes conquistadas pela dor e pelo amor. O que denominamos – passado – é apenas a lembrança de condições inferiores por onde já transitamos. De outra sorte – o futuro não é mais que a esperança que nutrimos de alcançar um estado melhor. O presente eterno eis a realidade.

         Encaremos assim o tempo e, particularmente, o ano novo que ora se inicia. Façamos o propósito de alcançar no seu transcurso a maior soma possível de aperfeiçoamento.

         É o que, de coração, desejamos aos nossos leitores.

 (Vinícius. Em: Na Seara do Mestre)

5 Comentários

  • gostei muito da mensagem, ha 03 anos estou conhecendo o espiritismo e a cada dia me apaixono mais e entendo que o espiritismo tem me feito viver desde que meu filho edson de 19 anos foi brutalmente assasinado eu encontrei no espiritismo a luz e a força que me faz viver na certeza que nao acabou, que meu filho vive e pode me ver e ouvir, isto acalma meu coraçao, quero aproveitar para agradeçer por este carinho que vcs sempre tem dados a todos muito obrigada estou tentando merecer um momento com meu amado filho as ultimas noticias que tenho recebido e que no plano espiritual ele esta bem e ha serviçono atendimento dos idosos fiquei muito feliz obrigagad.

  • Se todos nós encarássemos a vida com esta certeza, passado – erros, falhas que deixamos para traz, presente – oportunidade de aprendermos cada vez mais e o futuro – esperança de termos subido alguns milímetros a escada da evolução espiritual, o mundo seria bem mais fraterno. Então vamos,através de mais um ano que se inicia, procurar encher nosso espírito de merecimento.E que o Pai Maior nos abençoe sempre. Linda mensagem.Abraço fraterno.

  • Linda Mensagem e Oportuna, já que versa sobre o Bem mais Precioso que temos, o Tempo…Se Perdemos Tempo e Tivemos a Liberdade para Destruir tantas vezes em Várias Encarnações os Planos Divinos,poderemos muito bem procurar Viver de Acordo com as Leis do Progresso e Evolução, Reconstruindo a cada Minuto nossas Vidas com Padrões Mais Elevados,Buscando a Sublimada Renovação….

    Fraternalmente,

  • Muito importante a edificada mensagem;mas é bom lembrar uma colocação de Kardec,para Deus o Passsado e o Futuro são o Presente.Portanto todos os dias estão inclusos em um novo Presente,um presente que todos Iniciados na cultura do Verbo Amor,não deve perder um só minuto, para renovar, ampliar e dividir,pois é assim que se manifesta,as potencias do grande Arquitéto. A comunicação da Vida esta presente em todas as frequencias,para todas as linguagens,em todos os niveis de evolução,visto que nada se perde e tudo se transforma.
    Muita Paz e que este presente seja edificante para Todos.
    Israel

  • Linda mensagem, neste inicio de ano, que todo o planeta possa ter este prévilegio de estar em contato com com este tessouro que e a doutrina espirita , libertadora, esclarecedora, que tira o véu das ilusões do mudo, cheios de miragem, que ilumina principalmente os jovens que com tantas ilusões cai no mundo dos vicios , por falta de ententimento das coisas naturais do encarnado, que nosso senhor nos dê forças boa vontade e luzes para brilhar , e tirar estes jovens desta degradação com a luz do novo mandamento de jesus, amando-os como ele nos ama, grata…

Então, O que achou?