Chico Xavier no carnaval

Wellington Balbo – Bauru – SP

Chico Xavier

Chico Xavier será homenageado pela escola de samba Unidos do Viradouro no carnaval carioca. Chico

Xavier dá ibope, vende muito, chama atenção. Quem no mundo da mídia não o quer ao lado? E embalados pelo sucesso de seu nome e dos filmes que se sucederam em velocidade vertiginosa narrando sua epopéia pela Terra, os carnavalescos se renderam ao homem de Pedro Leopoldo. Da parte deles, bela jogada de marketing.

Alguns espíritas, entretanto, não apreciaram a homenagem a Chico, julgando ser incompatível o carnaval com os padrões espiritualizados do grande médium.

Todavia, querendo ou não, é imperioso admitir que (além do ibope) a figura de Chico Xavier extrapolou os limites da religião.

Embora diretamente vinculado ao espiritismo, o mineiro do século  pertence ao mundo, ou melhor, ao universo.

Chico é de todos, de espíritas, católicos, evangélicos, empresários, professores, médicos, vendedores e… carnavalescos.

Sua vivência cristã, sua humildade sincera e sua visão despida de preconceitos  trataram de dar a ele uma aura de amigo do mundo.

Em sua existência todos queriam vê-lo, tocá-lo, ouvi-lo…

Com sua desencarnação todos querem homenageá-lo, até os carnavalescos.

Mesmo aqueles que discordam da reencarnação e comunicabilidade dos espíritos demonstram profundo respeito e admiração por Chico. É o caso, por exemplo, do padre Fábio de Melo que em recente entrevista à jornalista Marilia Gabriela afirmou ter rechaçado retaliação proposta por beata, que intentava um levante por parte dos católicos a fim de abafar as comemorações do centenário de nascimento do médium.

Inconveniente ou não a homenagem é fruto da simpatia que ao longo da romagem terrena Chico semeou.

A propósito, se fosse carnavalesco também homenagearia Chico, homem honrado, honesto e, sobretudo, trabalhador… pode ser seja isso que falte ao nosso país, homenagens a homens e mulheres íntegros, honestos e trabalhadores.

Quem sabe possamos nós a partir de agora passar a observar com mais cuidado os exemplos legados por criaturas como Chico.

Neste carnaval torço, pois, de abada e máscara para que os jovens observem Chico Xavier e o tomem como modelo de conduta a seguir. Não precisam necessariamente tornarem-se espíritas, mas apenas honestos, honrados e trabalhadores como Chico.

7 Comentários

  • Concordo quando o irmão diz que Chico é de todos. Com certeza é uma verdade, pois ele não teve preconceito com pessoa alguma, sempre consolou quando teve oportunidade. Fico alegre ao saber que o nosso velho Chico, continua vivo, não só dentro do movimento espírita, mas por pessoas sensíveis o suficiente para vê-lo como um seguidor de Deus, do Mestre Jesus. Muita paz!

  • Quem faz luz irradia em qualquer lugar;
    Se algum carnavalesco buscou ibope na pessoa de Chico Xavier, saiba ele a tarefa dos encarnados para limpar a avenida inciou, sabemos lá se o canavalesco foi convocado?
    Quissá o retorno das fantasias que vestem o corpo?
    Quem sabe vamos combater o sexo desrregrado pelo carnaval que o abriu as portas?O consumo desenfreado das drogas licitas e ilicitas.Valorização da família. Sem gastar muito, até findar a maior festa profana do planeta.

  • QUEM SOMOS NOS PARA DIZER OQUE DEVE OU NÃO DEVE SER FEITO POIS O PROPRIO CHICO FALOU QUE SO DESENCARNARIA EM UM DIA QUE TODOS OS BRASILEIROS ESTIVESSEM FELIZES E ASSIM FOI QUANDO O BRASIL FOI CAMPEÃO NA COPA DO MUNDO, PORQUE SERIA FALTA DE RESPEITO UMA HOMENAGEM A ESSE GRANDE HOMEM EM UMA ESCOLA DE SAMBA, EU DESEJO TOA SORTE A ESTA ESCOLA UNIDOS DO VIRADOURO, E ENQUANTO AO SEXO PROMISCO E AS DROGAS ISTO TEM EM QUAQUER LUGAR E EPOCA E NÃO SO NO CARNAVAL E O CHICO E DE TODOS NOS MUITA PAZ A TODOS

  • Acredito ser o momento em que despertem o real valor do carnaval que é homenagear e não “aparecer”, como muitos fazem e se a intenção foi essa graças a Deus apareceu para milhóes de pessoas a comunicação entre nós e a espiritualidade. É sinal de que é fato confirmado a comunicação com os Espíritos e não mera intenções.

  • Não sei se isso é bom ou ruim.Penso que isso serviu para que muitos pensamentos bons fossem elevados à ele e,que talvez,gerasse uma energia boa naquele momento,para abafar as ruins que certamente lá estavam.

  • Não sei se isso é bom ou ruim.Penso que isso serviu para que muitos pensamentos bons fossem elevados à ele e,que talvez,gerassem uma energia boa naquele momento,para abafar as ruins que certamente lá estavam.

  • Parabéns! Texto maravilhoso e vou reproduzilo!

    Grande abraço

Então, O que achou?