Chico Xavier, uma lição de vida

Chico Xavier foi uma pessoa tão boa, tão maravilhosa, que mesmo já tendo assistido o filme e lido o livro de sua vida, venho me emocionante com sua apresentação agora pela TV Globo, em capítulos. Não tem como não se comover com sua bondade, sua história de vida. A cena em que ele e o padre de sua cidade conversam no interior da igreja, Chico confessa sua inclinação pelo espiritismo e pede a bênção ao padre e este, atendendo seu pedido revela que naquele instante eles estavam se vendo e se falando pela última vez em suas vidas, é comovente. Leva às lágrimas.

Sou católico. Nasci nessa religião e dela nunca saí. Mas tenho uma profunda admiração pelo espiritismo. Tanto que há mais de dez anos assino como jornalista responsável o jornal “Folha Espírita”, editada pelo meu primo Jair do Couto. Aliás, um espírita convicto que, ao lado de sua esposa e filhos tem uma missão maravilhosa, um trabalho social fantástico em prol dos mais necessitados. O que é a tônica do espiritismo de modo geral, ajudar o próximo.

Compartilho hoje, em homenagem a Chico Xavier um texto de sua autoria, que bem sintetiza a beleza e a pureza do pensar e agir desse homem, que foi merecidamente eleito como símbolo do século 20.

Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO, mesmo sabendo que as rosas não falam…
Que eu não perca o OTIMISMO, mesmo sabendo que o futuro que nos espera pode não ser tão alegre…
Que eu não perca a VONTADE DE VIVER, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa…
Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas…
Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir, esta ajuda…
Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia…
Que eu não perca A VONTADE DE AMAR, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo sentimento por mim…
Que eu não perca a LUZ E O BRILHO NO OLHAR, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo escurecerão os meus olhos…
Que eu não perca a GARRA, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos…
Que eu não perca a RAZÃO, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas…
Que eu não perca o sentimento de JUSTIÇA, mesmo
sabendo que o prejudicado possa ser eu…
Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO, mesmo sabendo
que um dia os meus braços estarão fracos…
Que eu não perca a BELEZA E A ALEGRIA DE VIVER, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma…
Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia…
Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado…
Que eu não perca a vontade de SER GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno…
E, acima de tudo… que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente!
Que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois,

A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR.

Autoria: Camões Filho

Camões Filho, jornalista, escritor e pedagogo, é membro titular da Academia Taubateana de Letras.

Então, O que achou?