18 jan
2013

O QUE É O ESPIRITISMO?

O ESPIRITISMO É UMA DOUTRINA DEFINIDA POR ALLAN KARDEC COMO: “A CIÊNCIA QUE TRATA DA ORIGEM, NATUREZA E DESTINO DOS ESPÍRITOS BEM COMO DAS RELAÇÕES ENTRE O MUNDO CORPORAL E O MUNDO ESPIRITUAL.” SEUS ENSINOS REPOUSAM NA CRENÇA EM DEUS, NA IMORTALIDADE DA ALMA, NA COMUNICABILIDADE DOS ESPÍRITOS, NA REENCARNAÇÃO, NA PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS E QUE TEM A SUA ESTRUTURA FILOSÓFICA ESTATUÍDA EM ” O LIVRO DOS ESPÍRITOS “.

O ESPIRITISMO, COMO CIÊNCIA PRÁTICA, CONSISTE NAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE NÓS E AS ALMAS DOS HOMENS QUE JÁ VIVERAM NA TERRA. COMO FILOSOFIA, COMPREENDE TODAS AS CONSEQÜÊNCIAS MORAIS DERIVADAS DESSAS RELAÇÕES, SEM A CIÊNCIA O ESPÍRITO SERÁ DESATENTO, SEM A FILOSOFIA NÃO TERÁ HABILIDADE ANALÍTICA, NÃO TERÁ SÓLIDA ARGUMENTAÇÃO RACIONAL.

COM O ESPIRITISMO OS VALORES HUMANOS PROJETAM-SE ALÉM DA EXISTÊNCIA CORPÓREA; A EXISTÊNCIA MATERIAL É SUPERADA PELA ESPIRITUALIDADE DA ESSÊNCIA, O SER ETERNO É RESPONSÁVEL PERANTE A SUA CONSCIÊNCIA, EM FACE DA LEI NATURAL, DE CARÁTER PEDAGÓGICO.

DEMONSTRANDO LEIS NASCIDAS DA OBSERVAÇÃO, DESPOJA SEUS SEGUIDORES DE TUDO QUE É SUPÉRFLUO, INÚTIL E SEM FUNDAMENTO. LIBERTA DE PSEUDO-REGRAS MORAIS, DE CRENÇAS, PRECONCEITOS E SUPERSTIÇÕES. NELA NÃO HÁ PROIBIÇÕES, ESCOLHE-SE O QUE É MAIS CONVENIENTE. A DOUTRINA ESPÍRITA AMPLIA O DISCERNIMENTO NO USO DO LIVRE-ARBÍTRIO, PARA EVITAR O QUE CONFLITA COM A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO IMORTAL.

O ESPIRITISMO ALÉM DE SER UM FENÔMENO CIENTÍFICO É UMA NOVA INTERPRETAÇÃO DO HOMEM, DE SEU DESTINO ESPIRITUAL E ÉTICO RELACIONADO COM O PROCESSO SOCIAL E HISTÓRICO DA HUMANIDADE. O ESPÍRITO ENCARNA E DESENCARNA E SE INSTALA NA SOCIEDADE PARA A TRANSFORMAR, ATRAVÉS DO SEU PROGRESSO E EVOLUÇÃO PALINGENÉSICA, MOVIMENTA A HISTÓRIA DANDO AO SEU PROCESSO VERDADEIRA INTENCIONALIDADE TELEOLÓGICA.

Equipe Visão Espírita

Então, O que achou?