5 nov
2012

Onde está o Reino de Deus?

Galáxia – Imagem Internet

“Meu reino não é deste mundo.” (Jesus)

No início era a sombra, a inconsciência, o instinto. Ao longo dos milênios, o Espírito, criado simples e ignorante, percorre caminhos tortuosos, dolorosos, eu diria, vivendo experiências que vão, paulatina e vagarosamente, despertando-o do sono profundo. Mesmo inconsciente, sente-se atraído por uma força libertadora que lhe proporcionará a saída de seu próprio casulo para o encontro com a luz. Ocorrem os primeiros raciocínios, que timidamente, vão se organizando, formando idéias, aumentando a capacidade de pensar, mas, acima de tudo, despertando a consciência e ampliando o discernimento e os sentimentos.
Essa mesma força, como efeito inevitável, vai modelando o Espírito para a ascensão, para a plenitude. A construção do reino divino, igualmente, foi iniciada a milhões de anos.
Quantos códigos de conduta foram inspirados para que as Leis Divinas fossem observadas? No Código de Hamurabi foram registrados os primeiros sinais de respeito pela vida e pelos seres humanos. Apesar do “olho por olho e dente por dente” inserto nas leis mosaicas, o Decálogo contém o fundamento básico do respeito que devemos ter em relação a Deus, à vida e aos seres, de um modo geral. Finalmente Jesus, quando veio à Terra, mesmo sabendo que a ignorância ainda era preponderante, propõe que fosse observada uma única lei, a Lei do Amor, para a conquista do Reino de Deus. Por outro lado, sabia igualmente que a criatura humana necessitaria viver e renascer muitas vezes até obter as condições adequadas para atingir a plenitude. Essa a razão de ser a Doutrina do Mestre toda baseada na vida futura.
Muitos desejaram seguir Jesus, embevecidos com as maravilhas daquele reino a que Ele se referia. As narrativas evangélicas são pródigas nesse sentido. O jovem rico queria seguí-lo, “mas”, ainda tinha alguns compromissos para resolver; outro, também queria seguí-lo, “mas”, tinha que sepultar seu pai; muitos outros o queriam como rei, “mas”, o abandonaram em momentos decisivos e dolorosos; muitos até hoje desejam seguí-lo, “mas”, os jogos de interesses do mundo atual, o apego demasiado à matéria, impedem tão importante decisão. Na verdade, é a “sombra”, o ego, o ser inferior na sua manifestação mais primitiva, que ainda necessita de mais experiências.
Desse modo, o Reino de Deus é uma construção interior, feita de perseverança, renúncia, dedicação e, acima de tudo, na autotransformação baseada em princípios divinos, éticos, morais, norteadores de conduta.
No Livro “Segue-me”, ditado por Emmanuel e psicografado por Chico Xavier, na lição chamada “Luz em Nossas Mãos”, comenta a pergunta nº 793, constante no Livro dos Espíritos: “por que indícios se pode reconhecer uma civilização completa? diz-nos que: “Reconhecê-la-eis pelo desenvolvimento moral. Credes que estais muito adiantados, porque tendes feito grandes descobertas e obtido maravilhosas invenções; porque vos alojais e vestis melhor que os selvagens. Todavia, não tereis verdadeiramente o direito de dizer-vos civilizados, senão quando de vossa sociedade houverdes banido os vícios que a desonram e quando viverdes como irmãos, praticando a caridade cristã. “Até então, sereis apenas povos esclarecidos, que hão percorrido a primeira fase da civilização.”
Assim, rememoremos a advertência do Cristo, quando nos afirma que o reino de Deus não vem até nós com as aparências exteriores, mas ele está dentro de nós, em nossos corações.

Martha Triandafelides Capelotto – Divulgadora do Espiritismo

14 Comentários

  • Bom dia! Sua msg fez-me lembrar de como “suave” é o “jugo” de amor. Continue a nos brindar com suas reflexões!

  • Bom dia!
    Agradeço pelo artigo, fez pensar de como preciso melhorar, quer dizer cede um pouco mais.

  • Literalmente esclarecedor. Muito obrigado e que Deus os abençõe por todo o sempre

  • Muito esclarecedor o artigo. Mas… ainda existem incoerências que a maioria dos articuladores ESPÍRITAS, cometem, por ainda não agregarem o valor científico, das estruturas fluídicas /energéticas do PERISPÍRITO. Esquecem que o nosso CORAÇÂO é composto por uma estrutura energética densa, que pertence á matéria, não fazendo parte do corpo espiritual IMORTAL. O Reino de Deus não pode estar de forma alguma nas estruturas do corpo físico. Ele foi criado pelas estruturas energéticas de nossos pais biológicos. Se a energia de DEUS é a do AMOR a mais sublime CRIADA por ele, ela só estará atuante no corpo MENTAL do nosso Espírito, quando conseguirmos praticar as Leis NATURAIS DIVINAS com muita FÉ RACIOCINADA, tendo JESUS o Divino Mestre como nosso TERAPEUTA. Neste mundo onde o mal supera o BEM, não existem condições energéticas sublimes, para que o Reino de DEUS esteja aqui dentro dos HUMANOS, seus corpos físicos não o permitem e no corpos MENTAIS a SEMENTE está lá, mas precisa ser desenvolvida com o crescimento de nossa EVOLUÇÂO MORAL e ESPIRITUAL. Acredito que na ultima reencarnação dos Espíritos aqui na Terra, já preparados para a primeira encarnação em mundos de REGENERAÇÂO onde o BEM supera o mal, o Reino de DEUS presente no corpo MENTAL do Espírito, já possua uma estrutura energética mais desenvolvida, que só estará totalmente formada quando nosso ESPÍRITO atingir o reino dos Espiritos PUROS, que já é o Reino de DEUS, visto seus MINISTROS terem condições de se comunicarem com o CRIADOR nosso DEUS UNIVERSAL. Muita Paz e Harmonia. Manuel de Macedo

  • OH! como gostei, é tudo muito lindo, mais lindo ainda será quando eu conseguir viver todos os ensinamentos de nosso MESTRE JESUS…Sei que estou muito distante, mas, confio em mim, em DEUS nosso PAI, em nosso MESTRE JESUS hei de chegar lá.Porque tenho toda a eternidade,e irmãos e irmãs mais evoluídos,que JESUS tem nos enviado que, nos trazem ensinamentos maravilhosos, como estes. O reino de DEUS está dentro de cada um de nós, depende só da nossa boa vontade, amando, servindo, perdoando, e até renunciando…Paz e amor!

  • Não creio que o Mal supere o bem .o amor sendo luz é caminho seguro na escuridão e .se pensarmos em termos de evolução sabemos que a conquista já é ganha..mesmo que alguns caminhem mais devagar, lá chegarão .Mesmo que a fonte se torne lago , com o calor é absorvida e retorna a terra novamente como agua derramando se na terra, nos rios , lagos e oceanos .Creio também que o reino de Deus é atemporal, não é fisico e é na realidade a conexao profunda do homem com o divino..na unicidade das vontades, dos pensamentos e ações , onde na pratica se espelha os seus frutos, a começar pela propria Paz que é derramada através das almas que o encontram.Conectado ao UNO caminhará claramente no BEM , não pelo Bem em si mas por se tornar o proprio BEM manifesto na palavra, ação e na propria Vida!

  • “O reino de Deus está dentro de ti e á tua volta, não em palacios de pedra ou madeira, quebra um pedaço de madeira e alí Eu Estarei, levanta uma pedra e alí Me Encontrarás.”

    (Trecho do Envangelho de São Tomé q por algum motivo não aparece na biblia.)

  • Muito bom o artigo, nós seres humanos necessitamos muito trabalharmos nossa auto-transformação. Necessitamos buscar o conhecimento, mas a segunda etapa é vivenciarmos, dá exemplo, ter ações voltados
    para o que aprendeu ou despertou.

  • O artigo desta nobre companheira,é muito importante para acrescentar as observações do nobre espirito de Emmanuel,Mas lembremos o que diz o Grande Mestre Jesus,Eu Sou o Caminho a Verdade e a Vida,por ventura existe Sintese mais Lógica do que a do Cristo!Quando o mestre diz que o Reino esta dentro de Nós Mesmos, vamos viajar um pouquinho no Livro dos Espiritos, Pgº146 A alma tem no corpo, uma sede determinada e circuncrita?
    Não Mas ela se situa mais particularmente na cabeça entre os grandes gênios e todos aqueles que usam bastante o Pensamento, no Coração dos que sentem bastante, dedicando todas as suas Ações a Humanidade,respondendo ai ao nosso nobre amigo Manoel , que fez lembrar os Centros Energéticos,vemos ai a importancia do Chacra Coronario e o Cardiaco em Grandes funçoes do Amor em beneficio da evolução sendo que o Grande Mestre utilizava todo potencial dos seu centros Energéticos,Razão Lógica de ter descido as romagens Humanas após ter enviado tantos discipulos no periodos anteriores a sua Vinda.
    Muita Paz com o Mestre Jesus Cristo.

  • Só o amor através do uso do bom senso e da razão nos levarão a elevar o espírito que nos anima à sua elevação.Abraços fraternos.

  • é bem verdade, sabemos que estamos a caminho deste reino, mas sabemos que quando nos policiamos e auto analizamos vemos quão longe estamos e mesmo que tentamos melhorar, sentimos passos lentos, vagarosos , um progresso que parece estar muito longe de alcançar, mas fé e perseverança devemos ter, aceitar nossos limites e avançar sempre sem recoar, pois sabemos que o olhar do divino é realmente piedoso e divino e sabe esperar nosso momento.

  • Boa tarde,amigos espiritas!
    O Reino de Deus, está dentro de cada um de nós, não importa onde estamos, o que importa é sabermos amar à Deus sobre todas as coisas e amar o nosso próximo, sempre,independente do seu credo, da sua raça, do seu nível social.
    Que Deus nosso Pai Maior e Jesus nosso mestre nós abençõe e nos proteja sempre, com a graça de Deus!
    Abraços Fraternos à todos, Hellen.

  • O amor nos conduz a perfeição,e a perfeição nos conduzira ao reino de Deus que nos trara a paz tão desejada sem peso e nem manchas escuras em nossa conciencia.

  • muito esclarecedor o texto bem no comecinho me achamou a atenção.PAZ.

Então, O que achou?