30 abr
2010

3o CONGRESSO ESPÍRITA BRASILEIRO


REUNIÃO ESPECIAL DO CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL DA FEB HOMENAGEIA CHICO XAVIER

Na véspera do 3º. Congresso Espírita Brasileiro desenvolveram as reuniões conjuntas das Comissões Regionais do CFN da FEB e reunião especial do CFN. A reunião conjunta das Comissões Regionais do CFN contou com oito a dez representantes credenciados por cada uma das Entidades Federativas Estaduais.
Houve Abertura Geral, seguida de Reuniões das Áreas e dos Dirigentes; Reuniões das quatro Regiões (Norte, Nordeste, Centro e Sul). Em seguida, ocorreu a Reunião do Especial do CFN. O tema principal das Comissões Regionais foi o andamento do “Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2007-2012)”.
Estas reuniões foram coordenadas pelo secretário geral do CFN Antonio Cesar Perri de Carvalho. A reunião do CFN foi presidida pelo presidente da FEB Nestor João Masotti e houve apresentação da síntese do andamento do referido Plano, tratou-se da difusão do Espiritismo e do Centenário de Chico Xavier. Este, com saudação do presidente da União Espírita Mineira Marival Veloso Matos.
Houve participação especial da equipe de produção e direção do filme Nosso Lar. Nestas reuniões do CFN foi lançado o livro “Orientação aos Órgãos de Unificação”, que surge como fundamentação com recomendações para as ações federativas, contendo subsídios para a montagem de processos de capacitação de dirigentes e trabalhadores para as atividades dos Órgãos Federativos e de Unificação do Movimento Espírita.
O novo documento de trabalho aprovado pelo Conselho Federativo Nacional e editado pela FEB foi lançado na Reunião Conjunta das Comissões Regionais, em Brasília.
CONGRESSO BRASILEIRO HOMENAGEOU CHICO XAVIER
O 3º. Congresso Brasileiro de Espiritismo, promovido pela Federação Espírita Brasileira, foi realizado com pleno êxito entre os dias 16 e 18 de abril de 2010, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Cerca de cinco mil congressistas participaram do evento tendo como tema central: “Chico Xavier: Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec”.
A abertura contou com apresentações artísticas de alto nível e da Banda dos Dragões da Independência. O evento foi aberto pelo presidente da FEB Nestor João Masotti. O vice-presidente da República José de Alencar compareceu e fez uso da palavra. Integraram a mesa o ministro da Previdência Social Carlos Gabas, representantes dos Correios, da Casa da Moeda, deputados federais Raquel Teixeira e Luiz Carlos Bassuma, Eurípedes Higino dos Reis, o secretário geral do CFN da FEB, os presidentes das 27 Entidades Federativas Estaduais, Marlene Nobre representando as Entidades Nacionais Especializadas. A palestra inicial foi proferida por Divaldo Pereira Franco. Houve o lançamento nacional do Selo Comemorativo e da Medalha Comemorativa do Centenário de Xavier.
O programa foi seguido de acordo com o planejamento previamente divulgado com apresentações de dezenas de expositores e depoimentos de colaboradores de Chico Xavier e de artistas. Houve apresentação de trailer do filme Nosso Lar e apresentação da equipe de produção, direção e de artistas. A “Sinfonia do Amor”, composta por Plínio Oliveira em homenagem a Chico Xavier, foi apresentada e lançada no evento.
O Congresso teve sua transmissão, ao vivo, para o Brasil e para o mundo diretamente pela TV do Conselho Espírita Internacional (www.tvcei.com). Mais de 12.000 pessoas participaram do evento, com repercussão na grande mídia como na Rede Globohttp://g1.globo.com/videos/jornaldaglobo/v/comeca-congresso-espirita-em-brasilia/1249173) e no Jornal Nacional (clicar: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/04/espiritas-se-reunem-em-brasilia-para-homenagear-chico-xavier.html). (clicar:
No encerramento do Congresso, após palestra de José Raul Teixeira, foi lida a mensagem psicográfica do médium Wagner Gomes da Paixão “Na Luz do Amor”, de Chico Xavier.
Na tarde do dia 18, houve uma homenagem a Chico Xavier franqueada ao público, com a participação dos Corais do Distrito Federal, dos artistas Nando Cordel e Carlos Vereza, seguindo-se palestra de Divaldo Pereira Franco. Ao final, este transmitiu mensagem psicofônica do espírito Bezerra de Menezes. Foi lida a mensagem psicográfica do médium Wagner Gomes da Paixão “Brasil para Jesus”, do ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Esta etapa pública foi também transmitida ao vivo pela TVCEI e para cerca de 20 auditórios e salões de instituições espíritas de Brasília, incluindo a FEB, dotados de telões.
Foram lançados vários livros editados pela FEB: edição especial de “Parnaso de Além Túmulo”; o “kit” (livro e dois DVDs) “Depoimentos sobre Chico Xavier” (Organizado por Antonio Cesar Perri de Carvalho e Oceano Vieira de Melo), “Chico Xavier, o Obreiro do Senhor, e Castro Alves, o Apóstolo da Liberdade” (Organizado por Marta Antunes de Moura), “Orientação aos Órgãos de Unificação”. E o Conselho Espírita Internacional lançou “Chico Xavier – O Homem e o Médium”, de Mikael Ponsardin (edições em francês e em português) e a tradução do Novo Testamento, feita por Haroldo Dutra. Todos congressistas receberam a revista “Reformador”, edição especial de abril em homenagem a Chico Xavier.

O bem sucedido Congresso insere-se no “Projeto Centenário de Chico Xavier”, aprovado pelo Conselho Federativo Nacional da FEB e que vem sendo implementado desde o dia 1º. de janeiro e prosseguirá até novembro deste ano.

Fonte: Federação Espírita Brasileira

Então, O que achou?