1 mar.
2011

8 de março – Dia Internacional da Mulher

luta pelos direitos iguais

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por “Pão e Paz” – por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.

9 Comentários

  • olá, gostei muito da matéria, e achei a imagem fantástica, mas não fica muito claro, essa fotografia é das mulheres em luta em 1917? Se for, é um registro histórico incrível, mas pela legenda não dá pra saber. Se vocês puderem me esclarecer eu agradeceria muito.

    • Rafaela, saudações fraternas.
      Nós do Visão Espírita ficamos felizes por ser nossa leitora e esperamos contar sempre com seus comentários.
      Sim a foto é das mulheres em luta de 1917.
      Saúde e paz sempre.

  • O Espírito quando reencarna e adquire corpo de mulher, vem como missionário, para gerar filhos e possibilitar a reencarnação de outros Espíritos.
    A missão de ser mãe e criar filhos, educá-los e amá-los é SAGRADA. É considerada pelo Criador Supremo a missão mais abençoada, quando cumprida dentro do processo do AMOR sublime que é o AMOR de MÂE.
    Portanto eu que tive uma mãe amorosa e guerreira e tenho uma esposa amorosa e guerreira, sei dar o VALOR á mulher mãe.
    O dia mundial da mulher é muito importante e deve ser sim comemorado com muita ALEGRIA, EMOÇÂO e SATISFAÇÂO, pelas conquistas já conseguidas.
    Parabenizo a todas, mas… em especial a MULHER MÂE GUERREIRA. Beijos.
    Manuel de Macedo

  • Parabéns a todas as mulheres.Homenagem mais do que merecida,pois o que seria o mundo sem ela.Exemplo de amor,abnegação,carinho.

  • Deus escolheu alguem que pudesse colaborar na sua obra.Mas, o que seria de nós se não tivessemos o homem do nosso lado. que luta pela sua mulher companheira sua família seus pais, sem nenhum interesse .Parabens aos companheiros esposos tambem. Tive meu companheiro 47 anos e era feliz.Que todas as mulheres na luta pela vida possam estar felizes.

  • Bom dia!
    Parabenizo pelo artigo.
    “Revolução do amor.”

  • Sim irmão Manuel,o espirito quando reencarna como mulher vem acima de tudo desenvolver o sentido de amor ao proximo com o abençoado amor de mãe,e quando se reencarna como homem tem o dever de desenvolver o sentido de trabalho,amparo e proteção ao próximo convivendo com a sua companheira,e quando numa próxima encarnação reunimos estas qualidades espirituais poderemos fazer grandes coisas em beneficio do próximo como a nós mesmos. Abraços e muita paz.

  • Uma homenagem justa, tal como as ensinadas pelo Grande Mestre, fazendo discípulas
    as mulheres maltratadas do inicio do seu percurso pela Vida Humana, e que Jesus de a
    devida Força para todas homenageadas, no decurso da missão escolhida, visto que as tarefas
    dos momentos de hoje, exige Renuncia e Resignação, para que os objetivos a serem atingidos, possa
    contar com os Verdadeiros Valores do Verbo Amor.
    Israel

  • Fiz na Oportunidade uma Palestra em uma Loja Maçônica em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nela falei de um Acontecimento não menos Importante que ocorreu nos E.U.A em N.York, quando 129 Operárias Têxteis numa atitude Arrojada e Corajosa para época protestaram contra as `Péssimas Condições de Trabalho e Salários e Infelizmente foram Covardemente Queimadas, Parabenizo então todas as Nossas Irmãs e Companheiras de Jornada pelas Conquistas na Àrea Economica,Social, Espiritual e que Deus as Abençoe e Proteja Sempre…Feliz dia 08/03/2014…

    OBS.No dia 08/03/2014, eu e minha Esposa Elza Completamos 38 anos de Casados…

    Fraternalmente,

Então, O que achou?