11 maio
2010

Arqueólogos encontram restos de templo do século 5º a.C. no Egito

Um grupo de arqueólogos egípcios encontrou em Luxor (Egito) os restos de uma igreja do século 5º a.C. e de um nilômetro (construção subterrânea para medir o aumento do rio Nilo) do 2º milênio a.C.. O anúncio foi feito pelo ministro de Cultura egípcio, Farouk Hosny.
A descoberta ocorreu durante uma escavação de rotina no conhecido Passeio das Esfinges, que liga os templos de Luxor e Karnak e que as autoridades egípcias tentam recuperar.
A igreja foi construída com blocos de pedra do período ptolemaico, que se estende entre os anos 350 e 30 a.C., e que estavam situados nas proximidades da avenida. 
O nilômetro foi encontrado em um dos setores de escavações do Passeio das Esfinges. O aparato é composto por uma pedra circular e uma escada de caracol de sete metros.
Além disso, a missão descobriu as bases de várias esfinges no último setor do caminho, que fica em frente ao templo de Karnak. Nos blocos há inscrições que confirmam que o rei Amenhotep III (1410-1372 a.C.) construiu aquela parte da via.
O governo do Egito tenta recuperar o Passeio das Esfinges. A avenida, de 2.700 metros de comprimento e 70 de largura, era ladeada por uma dupla fila de figuras que representam leões tombados com cabeça humana ou de carneiro, símbolo do antigo deus egípcio Amon-Ra.
da Efe, no Cairo

Então, O que achou?