20 fev
2012

Curso para formação de Monitores do ESDE

Curso para formação de Monitores do ESDE será este mês

Dia 26 de fevereiro será dedicado ao Curso de Formação de Monitores do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita). O objetivo é capacitar trabalhadores das casas espíritas de Roraima para atuarem na coordenação de grupos de estudo.

O encontro será realizado no Centro Espírita Paulo de Tarso, das 8h às12h e das 14h às 18h. A contribuição é de R$ 10 por participante. As inscrições podem ser feitas diretamente com os coordenadores de ESDE das casas espíritas, ou pelo e-mail: renan_dealmeida@hotmail.com.

O Curso é promovido pela Federação Espírita Roraimense (FER) com o apoio da Federação Espírita Brasileira (FEB) e será ministrado pela coordenadora da Área do ESDE das comissões regionais do Conselho Federativo Nacional (CFN), Sônia Arruda.

Durante o encontro serão abordados temas como o histórico do ESDE no Brasil, o novo currículo e novas técnicas de ensino aplicadas ao Estudo Sistematizado da Doutrina. Além de capacitar novos trabalhadores para atuarem como coordenadores de grupo, o curso também promoverá a atualização dos trabalhadores que já trabalham nas casas espíritas. O encontro também envolverá coordenadores de grupo de Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE).

Para Francisca Vera Moreira Israel, presidente da FER, o curso representa mais um investimento na formação de trabalhadores que permitirão a ampliação das atividades desenvolvidas nas casas espíritas do Estado.

“É fundamental que as Casas Espíritas se estruturem para oferecer o Estudo Sistematizado da Doutrina e o caminho para isso, começa com a formação dos trabalhadores que poderão assumir as coordenações de grupo. A participação de representantes da FEB também nos proporciona mais segurança na realização desta tarefa e permite que o trabalho desenvolvido em Roraima esteja em consonância com o Movimento Espírita nacional”, destacou.

O dirigente do ESDE da FER, Renan Gonçalves, lembrou que a oferta do curso antecede o início das aulas do ESDE na maior parte das casas espíritas do Estado como forma também de proporcionar um incentivo para maior dedicação à tarefa.

“Coordenar um grupo de estudo é uma tarefa de grande responsabilidade e que contribui significativamente para o desenvolvimento da Doutrina Espírita. Neste curso vamos compartilhar experiências e conhecimentos que permitirão o bom desenvolvimento da atividade com a qualidade necessária para atendermos aos objetivos do Espiritismo”, afirmou.

Para mais informações sobre o Curso de Formação de Monitores do ESDE, basta ligar para o telefone: 8102 6910, ou acessar o site: www.fer.org.br.

SAIBA MAIS

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) – O ESDE é uma reunião privativa de grupos que visa ao estudo metódico contínuo e sério do Espiritismo com programação fundamentada na Codificação Espírita, constituída pelas cinco obras básicas de Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno, O Evangelho Segundo o Espiritismo e a Gênese.

O ESDE é parte integrante de uma campanha institucional permanente da Federação Espírita Brasileira, lançada em 1983, que se propõe divulgar, nacionalmente, o aprofundamento coletivo nos estudos da Doutrina Espírita.

Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE) – O Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE) surgiu a partir da iniciativa de alguns confrades espíritas que, depois deterem concluído os cursos Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) e/ou do Estudo e Educação da Mediunidade (EEM), solicitaram à FEB continuidade dos estudos espíritas, a fim de completar o aprendizado doutrinário.

Em setembro de 2002, iniciou-se no Campo Experimental da FEB, em Brasília, a primeira turma o Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita, contando com a participação de 53 pessoas inscritas.

As primeiras propostas de conteúdo programático foram testadas durante os três anos subsequentes, de forma que, em 2004, iniciou-se a redação dos textos que viriam a compor os dois Programas do EADE – Programa I: Religião à Luz do Espiritismo e ProgramaII: Ciência Espírita.

Assim, desde dezembro de 2006, a Federação Espírita Brasileira vem disponibilizando ao Movimento Espírita apostilas do EADE. Atualmente três já se encontram publicadas.

O leitor encontra esta informação aqui > http://www.bvnews.com.br/cotidiano11222.html

Então, O que achou?