17 ago
2011

Eliminando Fatores de Risco do Ato Suicida

Enviado pelos amigos e leitores Luiz Carlos Formiga e Uno Santos.

UERJ – DIA 12 DE AGOSTO DE 2011

O “New England Journal of Medicine”, em setembro de 1986, publicou que pesquisadores estudaram a variação do número de óbitos em adolescentes na grande área de Nova Iorque , após a projeção de quatro filmes de suicídios.

O número, estatisticamente significativo de suicídios foi maior no período que sucedeu à projeção de tais filmes, do que no período que a antecedeu.

Os autores, dizem que o suicídio é ato humano complexo, provavelmente determinado por predisposição, experiência e ambiente.

http://www.juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=2030797

A televisão tem assumido o papel de principal educador de crianças a adolescentes e isso aconteceu não por opção, mas por omissão dos segmentos responsáveis pela educação das novas gerações.

Não há dúvida de que a TV é um educador eficaz e importante até porque muitos genitores e muitas escolas têm sido ineficazes.

Precisamos oferecer melhores alternativas. A participação efetiva dos pais nas vidas dos filhos é elemento de primordial importância na formação de suas personalidades, na formação de seu caráter.

Fatores biológicos ou psicológicos podem impulsionar os jovens para a beira do precipício, mas esses impulsos são liberados ou bloqueados através da influência social e o que dá legitimidade às interdições sociais são os laços afetivos familiares. Os jovens que apresentam vínculos familiares significativos respeitam os valores da família. À semelhança do que ocorre com a sexualidade, os jovens ao se sentirem órfãos de pais vivos, ansiosos, convivendo com inseguranças e sentimentos de rejeição, podem buscar a droga e o sexo como alívio dessas incertezas ou carências. O afeto recebido, principalmente no período infanto-juvenil, é que os torna capazes de tolerar e se submeterem às normas sociais e familiares, controlando seus impulsos ao invés de por eles serem controlados.

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/a-influencia-da-midia.html

UERJ PELA VIDA

SIMPÓSIO

ARQUITETURA SEGURA

UMA REFLEXÃO PARA O FUTURO

FINALIDADE

ELIMINAÇÃO DE FATORES DE RISCO QUE FACILITEM O ATO SUICIDA

Veja como fazer a inscrição gratuita e a programação

no Blog do Núcleo Espírita Universitário

http://neu-uerj.zip.net/

Lembrete

O NEU-UERJ estará comemorando mais um aniversário

Dia 23 de setembro de 2011

Palestra de Feliciano Mesquita

Tema: Transição Planetária

( do Livro do mesmo nome de Manuel Philonemo de Miranda por Divaldo Pereira Franco)

Bloco F – sala 9090 –  12 horas.

A presença de espíritas que não “militam” na universidade será um grande estímulo e maior prazer.

Então, O que achou?