15 fev
2011

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Por Janini Marques

A Federação Espírita Roraimense (FER) promove no dia 19 deste mês, o I Encontro Motivacional do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita). O objetivo é esclarecer as pessoas sobre o que é o Espiritismo e sobre a metodologia de estudo da Doutrina, orientada pela Federação Espírita Brasileira (FEB).

O Encontro será realizado, das 15h às 17h, no Centro Espírita Lírio dos Vales, que funciona na av. Ene Garcez, Centro. O evento é gratuito e aberto a todas as pessoas que se interessem pela Doutrina.

A presidente da FER, Francisca Vera Moreira Israel, explicou que o Encontro é uma forma de incentivar que mais pessoas se dediquem ao estudo sério e orientado da Doutrina. Ela esclareceu que o ESDE, programa básico de estudo, é oferecido gratuitamente em várias casas espíritas que funcionam na capital.

“As pessoas que têm interesse pelo Espiritismo encontram no ESDE, um roteiro seguro para conhecerem os fundamentos da Doutrina. Neste encontro, vamos poder esclarecer algumas dúvidas dos participantes e orientá-los a integrarem um dos grupos de estudos que funcionam nos Centros Espíritas da capital. Este trabalho é de extrema importância para a divulgação da Doutrina e para desmistificarmos muitos conceitos equivocados sobre o espiritismo que, infelizmente, ainda são comuns em nossa sociedade”, afirmou Vera.

As aulas do ESDE são realizadas uma vez por semana, com duração média de 1h30. O curso é gratuito e os horários são organizados de acordo com o cronograma de atividades das Casas Espíritas. Para integrar um grupo de ESDE, basta procurar o Centro Espírita mais próximo de sua casa e fazer a sua inscrição. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 8114 4339.

ESDE – O programa de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita é desenvolvido em três anos seguidos onde o aluno tem contato com os conceitos básicos do Espiritismo, estudando primordialmente, questões fundamentais de O Livro dos Espíritos, uma das obras básicas da Doutrina.

No Programa Fundamental I, são abordados temas referentes à primeira, segunda e terceira parte do Livro dos Espíritos, como Deus, a Codificação Espírita, Introdução do Livros do Espíritos, etc.

No Programa Fundamental II, o aluno tem contato mais aprofundado com as questões abordadas nas terceira e quarta parte de O Livro dos Espíritos, estudando principalmente, as Leis Morais. No terceiro ano, estuda-se o Programa Complementar onde são aprofundados os estudos referentes à vida espiritual, fluidos, fenômenos e mecanismos da mediunidade. Para o estudo é utilizado o material produzido pela Federação Espírita Brasileira, utilizado em todas as casas espíritas do país que aderem à metodologia recomendada pela FEB.

Então, O que achou?