10 abr
2010

Nova carta a Revista Superinteressante

Bom dia, Sérgio:
Finalmente encontrei tempo e consegui ler a matéria de sua revista, intitulada “Um Investigação Chico Xavier”.
E, lendo atentamente a matéria, me senti no dever de lhes dizer, a você a quem se propôs, a fazer essa investigação, embora eu me reserve o direito de concluir, como leitora que sou,  que o fez sem êxito, que seria oportuno, que a revista retirasse do seu vocabulário futuro, quando se resolvessem a repetir textos semelhantes, expressões como as que seguem:
“SUPOSTAMENTE”, ‘DAVAM AR DE AUTENTICIDADE”, “CENTRO QUE CHICO TEVE”, “MUITOS DESCONFIARAM DAS INFORMAÇÕES”, “MAS HÁ QUEM DIGA”, “FUNCIONÁRIOS”, “SHOWS QUE O MÉDIUM ANDAVA DANDO POR AÍ…”, “MAS QUE SE SAFOU”, “DRIBLOU”, “MITO CHICO XAVIER”, “PIADISTA”, “UM MÁRTIR ACIMA DE TUDO”,  E QUE NÃO CITASSEM: ” PESSOAS A VOLTA DO MORTO, PARA JUSTIFICAR O HOMEM”…
E o  faço com toda , apenas para a sua matéria, que tem a intenção, como você mesmo afirmou de FAZER PERGUNTAS, não se perca num emaranhado de afirmações sem fundo, e busque realmente encontrar RESPOSTAS.
Chico sobreviveu, por mais de 90 anos, a todas as críticas, insinuações tentativas de desacreditá-lo e ele sempre as considerou normais  e naturais, no mundo em que vivemos.
Mas quantos realmente conseguiram desacreditá-lo? Você lembra de alguns?
E quanto aos que o cercavam? Chico não era responsável  por eles.
Ou seria JESUS, responsável pelas atitudes de Judas? Afinal, ele era SEU discípulo declarado!
JESUS CRISTO é Bom e o Ser mais Perfeito que já pisou na Terra. Ainda assim aqueles que O seguiam, nem sempre conseguiam entender o SEU exemplo de amor, de bondade e de justiça.
Por que com Chico, homem comum, trabalhador Espírita, apenas um ser humano com o dom simples, para nós espiritas, de fazer o intercâmbio espiritual, deveria ser diferente?
Por que seu sobrinho, seu filho, seus irmãos, seu amigos, como WALDO não poderiam se equivocar? Seria ele MELHOR do que o CRISTO e, por essa razão, estaria imune, a essas dificuldades?
Certamente, não meu amigo!
E, veja, o Espiritismo, não tem hierarquia religiosa, não acredita em mártires e nem reconhece a ninguém o direito de se APODERAR da Doutrina Espirita, porque a Doutrina em si é, para nós claro, que a escolhemos, O MAIOR CONSOLO, CONFORTO E GUIA, respeitando todas as demais crenças, todas boas e justas, se ensinam o bem e a virtude
Não achamos que TODOS devem acreditar, aceitar o INTERCÂMBIO COM O MUNDO ESPIRITUAL.
Porque o intercâmbio não é algo para se acreditar, como crença ou fé, apenas.
É algo a ser estudado, com seriedade e método, por bastante tempo e com MUITA DEDICAÇÃO para ser compreendido. E, só depois de ter sido compreendido, possa ser aceito com NATURALIDADE!
Chico Xavier, não foi especial porque foi  médium, Chico Xavier, não foi um mártir, porque teve doenças que as outras pessoas tem o tempo todo, em todo mundo. Chico, não era melhor, porque foi pobre. Quantos ainda morrem de fome, de frio, em nosso planeta?
Chico não é nem mesmo o LIDER ESPIRITUAL da Doutrina Espirita e nem nós, os Espíritas, somos OS SEUS SEGUIDORES.
Nós seguimos a DOUTRINA ESPÍRITA ( embasada, em seu aspecto religioso,  no Evangelho de JESUS, MODELO E GUIA), QUE O CHICO ABRAÇOU COM SERIEDADE E AMOR, e a DOUTRINA se baseia na FÉ RACIOCINADA e, ao contrário do que você afirmou Sérgio, FAZ PRIMEIRO AS PERGUNTAS com seriedade, para estudá-las e só então,  ENCONTRAR RESPOSTAS, e as certezas!
Reconhecemos em todos os  seres humanos, e em nós mesmos, em primeiro lugar, seres passíveis de falhar e se equivocar. Por isso temos tanto zelo com o conhecimento e com o ESTUDO.
Mas ainda que todos nós Espiritas, caiamos, a Doutrina se manterá em seus ensinamentos, e outros, MELHORES DO QUE  NÓS, virão para mantê-la e divulgá-la!
Por essa, e outras razões, Sérgio, convido a você a a sua equipe a estudar a Doutrina, com interesse cientifico, para melhor compreendê-la, e FAZENDO AS PERGUNTAS,  compreender MELHOR O FENÔMENO DO INTERCÂMBIO  ESPIRITUAL,  que se utiliza não  das energias da matéria, por isso, é um intercâmbio com o lado de lá, e, por essa razão, não pode ser explicado  dentro da ótica do que é necessário para movimentar e usinar energias na terra.
Convido você e a sua equipe,  a estudar, a vida de FRANCISCO CANDIDO XAVIER, que vai MUITO além do MITO,  ao qual vocês se referem!
A sua MEDIUNIDADE não o fez especial, a sua DOENÇA,  não o fez MÁRTIR, a sua infância pobre e infeliz, NÃO O FEZ DIFERENTE.
No entanto, o BOM USO que ele fez da sua MEDIUNIDADE, a superação no trabalho incessante e incansável no bem, ao qual ele se lançou, apesar das suas dores e doenças, a posição de humildade e amor, que ele manteve, apesar dos maus tratos na infância, que poderiam tê-lo tornado uma PESSOA REVOLTADA E TRAUMATIZADA, é que o fazem melhor e mais evoluído, mais sábio e digno de ser AMADO E ADMIRADO por tantos.
Ainda que, certamente, muitos duvidarão, criticarão e dirão que ele SUPOSTAMENTE poderia, quem sabe, não ser assim tão bom, tão correto e tão humilde, como ELE demonstrava ser!
Ainda que  leiamos frases como:  “MUITOS DUVIDARAM”, “HÁ QUEM DIGA”, “SHOWS QUE O MÉDIUM DAVA…”, afirmações essas que apenas duvidam e  nada provam,  nós  que conhecemos e ESTUDAMOS a sua história, que fazemos PERGUNTAS, encontrando respostas, podemos AFIRMAR, não por CRENÇA E CERTEZA APENAS, mas por CONVICÇÃO, embasada no RACIOCÍNIO LÓGICO E SISTEMATIZADO, que CHICO foi GRANDE não porque foi MÉDIUM  ‘E FEZ MILHÕES DE BRASILEIROS ACREDITAR EM ESPÍRITOS”, como diz o texto de capa da sua revista (O QUE POR SI SÓ JÁ UMA DESINFORMAÇÃO, VISTO QUE SUA OBRA É PUBLICADA EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES), mas porque viveu, por mais 90 anos, no BEM, no AMOR e PRÁTICA DA CARIDADE, como ensina JESUS,  e o fez, sem receber, absolutamente nada em TROCA.
Eu, de minha parte, fico com a matéria, de outra revista, cujo nome agora, eu infelizmente não me lembro, mas que, depois de fazer uma abordagem imparcial da figura de Chico, terminava assim;
“Se ele foi médium, discutam os cientistas…. Mas se ele foi bom, se ele foi honesto, se ele foi justo, se ele foi caridoso, diremos nós!
E, se ele foi tudo isso, e ele certamente foi, não poderia ter sido uma fraude,  ou se alimentar por tantos dela!
Chico foi mais que um MITO, quem se dispor a andar pelas ruas de UBERABA, e conhecer e estudar a sua verdadeira história, entenderá isso com toda clareza e certamente sairá de lá, RENOVADO.
Que fique para nossa SINCERA  reflexão!
Paz e luz a todos!
Erica – Joinville – SC

1 Comentário

  • O mais importante que não se deve esquecer, Chico Xavier foi um exemplo em todos os aspectos: Como homem, como espírita, como amigo, como pessoa e etc… nos deixou de exemplo como devemos ser, como devemos nos comportar diante da adversidade e o mais importante, sua vida ha sido um livro aberto, onde todos devem tirar exemplos maravilhosos do dia a dia e empregar para poder afirmar que ha melhorado moralmente.Dal

Então, O que achou?