6 nov
2010

Valorização da Vida: Espiritismo e Prevenção do Suicídio

O jornalista carioca André Trigueiro, espírita,  estará na cidade de São Paulo neste sábado, 06 de novembro, às 16h, proferindo palestra sobre “Valorização da Vida: Espiritismo e Prevenção do Suicídio”. A cantora Paula Zamp realizará apresentação artística. O evento será na Instituição Beneficente Nosso Lar, na Praça Florence Nightingaele nº 79, final da rua Mesquita, vila Mariana, São Paulo/SP. Informações (11) 2066-1680.

André Trigueiro

André Trigueiro

É jornalista e espírita com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, Professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, Coordenador Editorial e um dos autores do livro “Meio Ambiente no século 21”, (Editora Sextante, 2003). Foi repórter do jornal Última Hora, Rádio MEC/AM, Rádio Jornal do Brasil/AM, TV Globo, e, desde 1996 vem atuando como repórter e apresentador do “Jornal das Dez” da Globo News, canal de TV a cabo onde também produziu, roteirizou e apresentou programas especiais ligados à temática socioambiental. Pela série “Água: o desafio do século 21” (2003), recebeu o Prêmio Imprensa Embratel de Televisão e o Prêmio Ethos – Responsabilidade Social, na categoria Televisão. Cobriu, pela Globo News, as Olimpíadas de Sidney (2000), a Copa do Mundo na Coréia do Sul e no Japão (2002) e as eleições para presidência dos Estados Unidos (2004) . É comentarista da Rádio CBN (860 Kwz) onde apresenta o quadro “Mundo Sustentável”. É consultor e articulista voluntário do site www.ecopop.com.br , do Viva Rio. Presidiu o Júri das VI e VII Edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás.

Resenha do livro

Mundo Sustentável

Num cenário de crise ambiental sem precedentes, cultivada nas entranhas de um modelo de desenvolvimento que vem exaurindo numa velocidade assustadora os recursos naturais do planeta, com impactos negativos sobre a qualidade de vida da população, não basta denunciar o que está errado. É preciso sinalizar rumo e perspectiva, dar visibilidade às soluções sustentáveis que fertilizam o campo das idéias para a semeadura de um novo tempo, de um novo projeto de civilização. Estas são as questões abordadas em Mundo Sustentável, livro do jornalista André Trigueiro da Editora Globo.

A obra reúne uma seleção de artigos, entrevistas e comentários do jornalista veiculados na Rádio CBN, no canal a cabo Globo News, no jornal O Globo e no site Ecopop. Alguns dos principais temas da atualidade – aquecimento global, água, biodiversidade, consumo irracional dos recursos naturais, lixo, energia, meio ambiente nas cidades – aparecem em lugar de destaque, com a preciosa colaboração de especialistas convidados pelo autor para comentar os assuntos abordados.

O livro apresenta soluções para vivermos num mundo auto-sustentável, procurando despertar a sociedade para a importância do debate de questões que estão intrinsecamente relacionadas ao modelo socioeconômico em que estamos imersos. Um bom exemplo do enfoque proposto por André é o capítulo a respeito do lixo, assunto que atinge a todos, que apresenta nitidamente o impacto de nossos hábitos cotidianos sobre o meio ambiente, e as perspectivas de uso inteligente dos resíduos como fonte de matéria-prima e energia. Cada leitor poderá identificar como, através de pequenas ações, podemos nos sentir agentes da mudança em favor de um mundo melhor e mais justo.

Em outro capítulo, André propõe a discussão do papel do profissional de imprensa em relação a estas questões, apresenta sugestões para a formação dos jornalistas na área ambiental e a necessidade de se incorporar no dia-a-dia das redações o mesmo senso de urgência presente em inúmeros relatórios científicos que denunciam o risco de experimentarmos um colapso ambiental. E nesta proposta parece estar simbolizada a função que se espera do cidadão atento ao mundo em que vive. Hoje, só a consciência dos indivíduos e a atuação de todos os setores da sociedade pode alterar o cenário em que nos encontramos. Com prefácio do jornalista Washington Novaes, o livro é um painel de soluções criativas e sustentáveis, que renovam as esperanças daqueles que acreditam que um novo mundo não é apenas possível, mas absolutamente necessário.

Então, O que achou?